A importância da governança de dados na gestão de empresas

0

A governança de dados percorre todo o ciclo de vida de informações dentro de uma organização, isto é, engloba como os dados disponíveis serão usados, compartilhados e disponibilizados entre os colaboradores, tendo em vista uma série de procedimentos de segurança. Com a internet presente em grande parte dos dispositivos móveis, a governança de dados se tornou fundamental para prevenir o vazamento de informações sensíveis ou até mesmo confidenciais.

A satisfação das empresas em relação ao serviço de gestão dos seus dados em nuvem, por exemplo, é resultado de um ambiente auditado e em conformidade com os maiores padrões de qualidade e segurança mundiais. As grandes empresas de tecnologia já entendem que as certificações são um grande diferencial competitivo, pois atestam suas capacidades, competências e padrões, seja em um atendimento ou na aferição de indicadores.

A tendência é que pequenas e médias empresas também sejam impactadas pela legislação de proteção de dados que passa a entrar em vigor a partir de março do ano que vem. O caminho para uma gestão mais consciente dos dados que transitam dentro de uma empresa é sem volta e significa segurança não apenas jurídica para o empresário mas também com relação aos clientes dessas organizações.

Uma das normas de mercado, a ISO 20.000 é um conjunto que define as melhores práticas de gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação, garantindo que as áreas tenham melhores interfaces e, entre elas, buscando a excelência na prestação do serviço. Além disso, as ações nos ambientes das organizações passam a ser planejadas e controladas com o objetivo de evitar riscos desnecessários e ainda aumentando a disponibilidade dos serviços prestados.

Outra norma é a ISO 27.000, focada em segurança da informação. Uma empresa que esteja dentro de ambas demonstra que se preocupa em garantir a integralidade e confidencialidade das informações dos seus clientes. Já o selo PCI-DSS é exigido pelo setor financeiro a todas as organizações que atuem com meios de pagamento e dados transacionais. No caso de bancos e fintechs, a certificação pode se estender às prestadoras de serviços como, por exemplo, empresas contratadas para a manutenção de ambientes na nuvem.

Conhecer as normativas vigentes é importante para avaliar o grau de maturidade e segurança que o seu negócio está. Nunca é tarde para procurar uma empresa especializada ou serviços de consultoria que sejam focados em governança para indicar a melhor estratégia e quais processos necessitam ser revistos para garantir a seguridade das informações confidenciais.

Por outro lado, trabalhar com empresas certificadas faz toda a diferença no projeto de governança de dados, do início ao fim. É notável que a maioria das empresas que adotam as boas práticas e certificações registram uma melhora na interação com os clientes por meio de uma comunicação mais transparente, selando uma relação de confiança entre eles e garantindo um ciclo de contínua melhoria. Metodologias de mercado podem apoiar este ciclo aferindo a satisfação e fidelização de seus clientes, como por exemplo, o Net Promoter Score (NPS), uma metodologia que prevê através de uma única pergunta a probabilidade do seu cliente promover a marca do prestador de serviço para sua rede de relacionamento.

Fábio Sávio, diretor de Operações e Soluções ao Cliente da Mandic Cloud Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.