Tecnologia cognitiva e o fator humano nas empresas

0

Pessoas são imprevisíveis, confusas, talentosas e buscam por reconhecimento e oportunidades de exercer o melhor trabalho possível. Muitas vezes, esses fatores têm importância maior para os funcionários do que incentivos financeiros ou prestígio. Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, o salário não é a principal fonte de descontentamento dos brasileiros em suas atuações corporativas. Os indivíduos querem ser valorizados por sua função.

Dentro das corporações, o departamento de Recursos Humanos (RH) representa o ponto focal que une os colaboradores com os valores da companhia. Para atuar nessa área, muitas vezes o profissional deve unir características de estrategistas, psicólogos, especialistas de cultura organizacional, professores e advogados, sem saber qual papel precisará assumir para resolver as demandas rotineiras. Tudo isso por trabalharem com pessoas o tempo todo.

Para adaptar-se a essa movimentação constante no ambiente de trabalho e ainda manter seus procedimentos e fluxos em ordem, o RH pode fazer uso de novas ferramentas e soluções disponíveis no mercado. As tecnologias cognitivasdespontam nesse sentido, ao combinarem recursos de Inteligência Artificial, processamento de linguagem e outras funcionalidades para gerar insights e trazer assertividade e rapidez na tomada de decisão. Segundo estudo da IBM, esse instrumento pode ser de grande ajuda para as atividades de recursos humanos, desde a contratação e integração de novos funcionários a engajamento e análise de performance dos colaboradores.

Valorize sua equipe e não adie a integração com novas tecnologias

Erra quem acredita que com a maior adesão à automação de processos o trabalho humano será descartável. Pelo contrário, é preciso investir cada vez mais em treinamentos e capacitações no intuito de preparar equipes para lidar com o aumento da inserção de dispositivos e softwares em suas rotinas.

A tecnologia cognitiva desponta entre as soluções disponíveis, pois possibilita um o entendimento por meio da análise de padrões de linguagem e sensoriais, como textos, imagens e sons; o raciocínio, ao consolidar informações com a extração de dados e ideias; e aprendizado contínuo, a partir de elementos e interações atualizados diariamente. Tudo isso, se bem utilizado, pode trazer enormes benefícios para a equipe de RH. Por exemplo, imagine verificar o potencial de determinado candidato em uma entrevista de emprego ou no processo de promoção. Com sistemas cognitivos é possível comparar indicadores e aspectos do indivíduo com métricas da empresa.

Está na hora de reconhecer as potencialidades das soluções digitais e seus benefícios para uma gestão tão delicada e complexa quanto a de equipes. Unindo esses recursos, o RH pode trabalhar de forma abrangente em prol da sustentabilidade da governança corporativa.

Inon Neves, vice-presidentes da Access na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.