Portal personalizável de educação médica oferece conteúdo gratuito

0

Acaba de ser lançada no Brasil a plataforma de educação científica para profissionais de saúde que permite a completa customização da homepage pelos usuários. O portal Univadis (www.univadis.com.br), um serviço oferecido pelo laboratório MSD, foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que envolveu mais de 350 colaboradores, entre médicos, designers, programadores e desenvolvedores em 14 países. O website oferece gratuitamente conteúdo técnico atualizado e de qualidade, em uma plataforma simples e amigável, acessível em smartphones, tablets e computadores.

Para se chegar à arquitetura ideal, foram mais de 12 meses de trabalho e de colaboração contínua entre as equipes de saúde e de tecnologia. O resultado final é um website de navegação intuitiva, que pode ser moldado de acordo com as preferências de cada usuário. A instalação de aplicativos permite a personalização do portal, proporcionando economia de tempo no acesso e na busca por informações. Além disso, todos os conteúdos do portal são disponibilizados através de uma taxonomia implementada no código fonte da ferramenta que possibilita a associação do conteúdo à especialidade médica do usuário, ou seja, se este se registra no Univadis como cardiologista todos os conteúdos são direcionados para o usuário na especialidade de cardiologia. Sendo assim, não é mais o usuário quem procura os conteúdos de cardiologia. Os conteúdos de cardiologia vêm até o usuário.

"Estamos falando de um sistema modular, que é escalável em longo prazo, uma vez que as necessidades de nossos usuários mudam com o tempo. Nesse item, somos pioneiros, pois Univadis foi o primeiro website a apresentar essa abordagem e ainda é o único no mundo médico, apesar de muitas empresas de consumo começaram a usar esse tipo de arquitetura da informação", destaca o diretor médico da MSD no Brasil, Ricardo Germano.

Outro diferencial na arquitetura do portal é a modularidade, o que possibilita a governança central do conteúdo e, ao mesmo tempo, oferece autonomia para que cada país possa prover informações específicas. "No Brasil, a parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB) nos ajudou a priorizar as características que os nossos usuários mais precisam em sua prática diária, ou seja, ter uma plataforma com conteúdos de relevância para o exercício da prática médica no país", explica o executivo.

Para o desenvolvimento do portal foram utilizadas as metodologias Agile e tecnologias como Ajax, Frameworks PHP/JS, além da ferramenta de busca Solar. Univadis está presente em 40 países, sendo que três já operam a nova plataforma. Oferece uma variedade de serviços aos seus usuários que vão desde mais de 400 cursos de atualização científica do BMJ Learning, dos quais 150 em português, além de acesso a artigos de renomados periódicos científicos como The Lancet e Journal of American Medical Association (JAMA), manuais Merck, biblioteca de imagens e vídeos e cobertura on-line de congressos internacionais,entre outros. Todas as ferramentas são gratuitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.