Como reduzir custos com TI de maneira eficiente

0

Os investimentos em Tecnologia da Informação corresponderam, em média, a 7,9% do faturamento líquido das empresas brasileiras, em 2018. O volume investido foi maior no setor de serviços (11,2%), seguido da indústria (4,8%) e do comércio (3,7%). Os dados fazem parte da 30ª Pesquisa Anual do Uso de TI no Brasil, divulgada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV EAESP. De acordo com as projeções do estudo, os investimentos em TI nas empresas brasileiras continuarão a crescer nos próximos anos, mas estão longe do ideal.

Apesar da preocupação crescente com investimentos em tecnologia, a maioria ainda desperdiça recursos, por falta de uma visão integrada. Estudos mostram que, aportar recursos corretamente na área de TI, pode reduzir os custos em 40%, mas nem todas as companhias investem ou fazem um correto planejamento. O grande desafio é reduzir as despesas, sem abrir mão dos processos e sistemas que mantenham a organização funcionando e coloquem a empresa em posição competitiva no mercado.

Para resolver a questão, as companhias precisam estar atentas a alguns pontos:

Avalie os serviços de TI – o primeiro passo é fazer uma avaliação detalhada de todos os serviços de TI, verificando se estão contribuindo para os resultados desejados pela empresa.

Avalie os softwares utilizados – livrar-se de sistemas ineficientes – que apresentam baixo rendimento e demandam altos recursos – ajuda a reduzir custos e direciona a verba a processos mais completos, atualizados e integrados.

Treine sua equipe – com uma equipe bem treinada e capacitada, erros que podem causar altos custos são reduzidos, além do atendimento a problemas ser muito mais rápido e eficiente, não deixando a empresa com gargalos em outros setores.

Automatize processos – identifique atividades repetitivas em toda a empresa e avalie onde a TI pode auxiliar, automatizando os processos e ganhando produtividade. Automatizar agrega mais confiança, eficiência, qualidade e facilita o diagnóstico de possíveis falhas.

Renegocie contratos com fornecedores – a renegociação com os serviços de terceiros é a chave para reduzir os custos da TI. Para isso, é necessário fazer um levantamento detalhado dos serviços, softwares e terceirizações, e avaliar no mercado novos produtos com melhor desempenho e menor custo ou promover uma renegociação com os mesmos fornecedores.

Tenha uma boa governança de sua TI – é muito importante ter toda infraestrutura, softwares, processos e serviços de TI mapeados e documentados, pois dessa maneira terá uma visão detalhada, tornando possível garantir um bom gerenciamento de tudo e manter a TI alinhada com as diretrizes da empresa.

Aproxime a TI dos demais setores da empresa – a redução de custos na TI não envolve apenas esse departamento, pois ao estreitar a relação com as demais áreas, pode-se otimizar a organização como um todo. Um bom departamento de TI tem as ferramentas para analisar e sugerir a otimização em todos os setores, aplicando soluções tecnológicas com o objetivo de uma maior eficiência de trabalho.

Implante ferramentas de monitoramento – não basta apenas investir em tecnologia, é preciso acompanhar e monitorar se as ações estão fazendo diferença e se sua gestão está evoluindo. Monitoramento também detecta erros mais rápidos e agiliza a resolução, reduzindo tempos de parada.

Faça um plano eficiente para o futuro – planeje com antecedência e prepare sua equipe para que ela possa lidar com os desafios de negócio futuros. As empresas são, constantemente, forçadas a repensar sua estratégia de operação, a TI tem que dar todo apoio necessário para essas mudanças.

Conte com um apoio especializado – Deixar os aspectos tecnológicos da sua empresa nas mãos de profissionais que realmente entendem do assunto não só ajuda a economizar dinheiro como também pode simplificar as operações diárias. Com um alto nível de know how, a empresa experimenta melhorias que antes acreditava serem impossíveis.

Alfredo Caran, diretor de TI e Automação da TCP Partners.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.