Centro de Tecnologia Canavieira aprimora gestão operacional

0

Com a necessidade de otimizar as metodologias de trabalho já utilizadas e melhorar a gestão operacional, o CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, um dos mais importantes núcleos de pesquisa em cana-de-açúcar, investiu na implementação de um novo sistema de gestão. Com isso, garantiu mais agilidade e visibilidade aos seus processos; reduziu os custos operacionais e otimizou o conhecimento do negócio,

"O ERP escolhido foi o SAP ECC 6.0, em sua versão pré-configurada (Baseline). A plataforma é excelente e eleva a governança dos processos a outro patamar. No entanto, nós enfrentamos o desafio de atender a todos os cenários da empresa dentro de um sistema pré-estabelecido. Esse é um trabalho difícil porque o nosso negócio é muito específico", afirma Edélcio Moraes, CIO do CTC. "Para conseguir isso, o trabalho da Softtek foi primordial. A empresa entendeu nossa necessidade no que tange à rapidez da implementação e à robustez da solução", completa.

Outro desafio do processo, de acordo com ele, era o tempo de implementação. A companhia precisava que a solução estivesse 100% implantada até o fim de seu ano safra, que acontece em abril. Com isso, o prazo para o trabalho da Softtek era de seis meses. O novo sistema de gestão tem auxiliado a empresa no controle das informações e previsão de cenários. De abril até agora, o CTC teve 85 projetos controlados via SAP pelo módulo Project System (PS). Essa ferramenta é responsável por gerenciar todas as etapas de um projeto, de modo a tornar mais eficiente o controle de cada fase.

Com ela, foi possível processar nesse período mais de 2.800 elementos PEP (Plano de Estrutura de Projeto), organizando o fluxo de trabalho da empresa e otimizando o tempo dos colaboradores. Em média, foram processadas mais de 1.500 compras por mês nesse período, além de mais de 260 despesas de viagem, o que permite um controle de gastos extremamente rigoroso.

"Com a transparência e organização proporcionada pelo sistema, é possível ter total controle sobre o custo financeiro de um projeto e acompanhar passo a passo o seu desenvolvimento, com status que nos permitem avaliar se é viável encerrar algo que não será promissor ou direcionar mais investimentos para determinadas iniciativas", explica o CIO.

Ele também destaca que o sistema facilitou o trabalho do setor de cobrança do CTC. "Conquistamos uma estruturação no pilar financeiro da empresa que nos permitiu o monitoramento detalhado de caixa e receita, o que elevou muito a velocidade com que aferimos esses indicadores e tomamos decisões", observa.

O especialista afirma que a melhoria na governança da organização também se reflete em ganhos no tempo de fechamento contábil, atualmente encerrado até o quinto dia útil do mês, e no controle orçamentário. "Hoje, não é possível realizar nenhuma compra se o orçamento não estiver aprovado, o que facilita o controle dos projetos que desenvolvemos", diz.

Implantação

Aproximadamente 15 consultores da Softtek foram envolvidos nesse projeto que envolveu os módulos de Gestão Financeira (FI), Controladoria (CO), Controle de Imobilizados (FI-AA), Gestão de Viagens (FI-TV), Gerenciamento de Materiais (MM), Vendas e Distribuição (SD) e Sistemas de Projetos (OS), todos disponíveis no pacote da solução SAP ECC 6.0.

Com o objetivo de investir no desenvolvimento de variedades mais produtivas e agregar qualidade à produção de açúcar e álcool, o CTC tem focado os esforços da empresa em se tornar o principal centro mundial de tecnologias disruptivas da indústria sucroenergética e vencer o desafio de dobrar, de forma economicamente sustentável, a taxa de inovação do setor. E uma estrutura de Tecnologia da Informação bem implantada é uma aliada fundamental desse processo.  

Sobre o CTC 

O CTC ? Centro de Tecnologia Canavieira atua há mais de 40 anos no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor sucroenergético. As pesquisas abrangem os elos da cadeia produtiva de cana?de?açúcar, álcool, açúcar e bioenergia, permitindo agregar valor às diversas etapas do processo e contribuindo com a evolução equilibrada do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.