Sonda IT lança ferramenta que reduz risco de autuações fiscais às empresas

0

Uma nova ferramenta para auxiliar os contribuintes na prevenção e gestão de riscos tributários foi lançada no mercado brasileiro a partir de uma parceria entre a Sonda IT e a SCT Consultoria Tributária.

Batizada como DTC (Digital Tax Compliance), a ferramenta aponta de forma objetiva as inconsistências existentes no conteúdo tributário dos arquivos digitais e o embasamento legal para suportar eventuais correções.

Além de reduzir o risco de autuações fiscais, aumentando a segurança e permitindo um controle fiscal mais assertivo dentro das empresas, o DTC também pode ser utilizado para identificar possíveis créditos fiscais não apropriados.

"Antes, a preocupação das empresas era somente conseguir transmitir as informações ao Fisco, porém, surgiu a necessidade de se estabelecer validadores capazes de verificar se há compatibilidade entre os dados internos e, posteriormente entregues, com a respectiva legislação vigente nos âmbitos estadual e federal", comenta Renato Matavelli, diretor de inovação da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.

A Sonda IT vai fornecer a ferramenta na modalidade de serviço, contemplando a sua oferta de Cloud Empresarial, que utiliza a infraestrutura de seu datacenter para armazenar os dados das empresas.

A oferta mira as empresas enquadradas no SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). A ferramenta será responsável por revisar e validar a informação tributária que as empresas transmitem ao Fisco, avaliando a qualidade dos dados gerados na entrega dos arquivos.

"O DTC é lançado em um momento de forte apelo técnico, na medida em que a maioria das empresas terá que efetuar retificações nos arquivos da EFD-Contribuições de 2012", ressalta Tricia Braga, diretora de inteligência tributária da SCT, acrescentando que o prazo para a entrega das retificações de 2012 termina no dia 31 de dezembro de 2013.

Além do lançamento de uma nova ferramenta no mercado, a Sonda IT anunciou a contratação de José Camargo para a Diretora Geral de Vendas da Divisão de Plataformas.

Com 24 anos de experiência na área de tecnologia da informação (TI), o executivo veio da Telsinc, especializada em soluções de comunicações, virtualização e segurança da informação, que foi adquirida pela Sonda IT em 2010.

"Nossa expectativa é focar na crescente demanda por infraestrutura de TI provida pelos segmentos de telecomunicação, varejo, finanças e governo", afirma Camargo, que é formado em eletrônica e administração, com pós-graduação em gestão estratégica empresarial e gestão financeira, controladoria e auditoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.