Volvo usa RFID para conseguir eficiência na montagem de automóveis

0

No comércio de automóveis, os itens personalizados fazem muito sucesso, principalmente no mercado Premium. Os consumidores costumam encomendar uma série de itens opcionais e para os clientes e fabricantes isso significa que estes carros são únicos. A produção torna-se ainda mais complicada uma vez que vários modelos diferentes são montados na mesma linha de produção. Para gerenciar esta variedade, cada veículo precisa ser identificado e rastreado durante todo o processo de produção.

Para resolver essa necessidade, a Volvo, contratou a Confidex para usar a tecnologia RFID para melhorar a sua produção automotiva. Com a ajuda de mais de 2 milhões de tags inteligentes a empresa é capaz de rastrear seus ativos em toda a linha de produção, desde solda e oficina de pintura até o ponto de montagem final.

A companhia optou por uma única solução para todo o processo de produção. Antes, ela usava três diferentes métodos para identificação e rastreamento de cada carro, sendo que na produção a tecnologia de código de barras era usada na fabricação, tags RFID na oficina de pintura e grandes códigos de barras na montagem final. Isso não era suficientemente confiável para obter um processo de fabricação equilibrado, onde qualquer falha afetava todo o rendimento da fábrica.

Com base na política de qualidade e requisitos de desempenho da Volvo, a Confidex desenvolveu uma solução de tag RFID UHF passiva robusta, capaz de suportar condições adversas durante todo o processo de produção. Depois de sair da oficina de soldagem, carrocerias passam para a linha de pintura, em um ambiente mais exigente para as tags utilizadas. Na pintura, o carro é imerso em um banho de eletrólito para prevenção de corrosão, seguido por várias camadas de tinta e uma série de altos fornos de secagem de temperatura. Nestas condições é fundamental que a tag RFID seja resistente e mantenha a sua legibilidade e confiabilidade.

A tag escolhida para atender ao projeto montada sobre o chassi do carro já no início do processo de fabricação, para que a identificação ocorra de forma confiável em todas as etapas. A tag Confidex Corona tem demonstrado confiabilidade durante o processo de fabricação do carro completo, apesar das condições complexas e difíceis.

"A indústria automobilística no Brasil e em alguns países das Américas é bastante forte, e está constantemente em busca de redução de custo e melhorias de processos. A tecnologia RFID, na maneira como implementada pela Confidex, permite atingir ambos objetivos", comentou o diretor geral da subsidiária brasileira , Alexander Dannias. "Já temos clientes da indústria automobilística utilizando nossos produtos na região com ganhos significativos. México, Argentina e Brasil estão no nosso foco para essa linha de produto, que pode ser utilizada para recebimento e controle de partes, inventário, controle de produção, distribuição, manutenção e até fidelização", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.