Senior começa adequar software de Gestão de Pessoas ao eSocial

0

A transmissão dos arquivos do eSocial, ou EFD-Social, será obrigatória a partir do próximo ano, mas a Senior começa desde já a realizar uma série de ações para esclarecer as dúvidas das empresas sobre essa exigência do Fisco.

"A adoção do eSocial não trará mudanças apenas para o RH das companhias. Por conta de sua complexidade, outros setores terão de ser envolvidos para que o projeto funcione da melhor forma possível, como as áreas jurídicas, de segurança e até medicina do trabalho", explica Anelore Tolardo, especialista em legislação e relações trabalhista.

Toledo ministrou palestras sobre o tema no estande da Sênior no Conarh, realizado em agosto, em São Paulo. Além disso, apontou os impactos mais relevantes da questão dentro das corporações, principalmente para os profissionais de RH.

Segundo ele, um dos desafios é a padronização das informações dentro das empresas. Por outro lado, os colaboradores serão beneficiados com uma ferramenta que os ajudará a ter certeza de que as suas garantias previdenciárias estão corretas e em dia, acrescenta.   

O eSocial dos componentes do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), em vigor há cerca de seis anos no Brasil. Um dos principais objetivos do projeto é a substituição gradual de obrigações como Caged, Rais, Sefip e Gfip, entre outras obrigações, para reduzir a redundância do envio de informações por parte das empresas, uma vez que todos os órgãos fiscalizadores poderão acessar um único documento.

A Senior trabalha para adequar o seu software Gestão de Pessoas aos requisitos do eSocial, em conformidade com as orientações do governo, afirma Ricardo Kremer, gerente de Produto para a solução Gestão de Pessoas da Senior.

"Os clientes que possuem contrato de manutenção ativo receberão a atualização de versão com as novas funcionalidades", afirma.

O projeto deverá abranger todas as organizações que contratam funcionários e serviços.

Além da escrituração da folha de pagamento, contempla todos os eventos sociais, como a contratação de empregados, alterações de cargos, afastamentos, saídas de férias, atestados de saúde ocupacional, rescisões de contratos, ações trabalhistas e dissídios, contratação de prestadores de serviços.

O eSocial é uma ação conjunta da Caixa Econômica Federal, INSS, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego,  Secretaria da Receita Federal do Brasil.

O Ministério do Planejamento também participa do projeto, promovendo assessoria aos demais entes na equalização dos diversos interesses de cada órgão e gerenciando a condução do plano, através de sua Oficina de Projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.