Cinco motivos para virtualizar sua empresa

0

A virtualização de um ambiente de trabalho é muito mais do que repartir um servidor físico ou na nuvem pública e privada, em centenas ou até milhares de pontos de acesso. A solução traz benefícios para vários setores de uma empresa, da administração ao departamento financeiro, independentemente do porte ou segmento de atuação. Veja abaixo cinco motivos para virtualizar seus servidores:

Redução de gastos – Um dos principais benefícios da virtualização é a economia em diversas frentes, com hardware, consumo de energia, aluguel de espaço físico, manutenção. Com um único servidor apto para todas as aplicações e recursos, as máquinas virtuais são acessadas remotamente por qualquer computador com configurações básicas ou até mesmo de uso pessoal, para realizar cada serviço.

Alta disponibilidade – Algumas empresas têm sistemas críticos que não podem ficar fora do ar sequer por um minuto. Em um sistema virtualizado, por meio do acesso remoto, é possível corrigir falhas em qualquer máquina virtual (VM), restabelecendo instantaneamente o serviço com base nos pontos de restauração e backups realizados periodicamente, garantindo o funcionamento do serviço e a produtividade dos colaboradores.

Padronização do sistema – Mesmo com diferentes sistemas operacionais instalados em cada ponto de acesso, a virtualização permite a homogenização do ambiente virtual. Com isso, uma aplicação pode ser instalada no servidor sem se preocupar com conflitos e incompatibilidades em drivers de cada máquina. Além disso, uma solução para uma determinada VM pode ser estendida para todas as outras.

Controle de acessos – O servidor virtualizado é uma grande central que permite ao gestor liberar acessos, agendar e atribuir tarefas para cada máquina virtual. Os gerenciadores e hipervisores fornecem relatórios completos de capacidade de recursos, oferecendo a alternativa de realocá-los de acordo com a demanda, quando necessário.

Sustentabilidade – Incentivos fiscais para centros de processamentos de dados que aplicam o conceito de TI Verde são uma tendência internacional contra a emissão de CO², utilização de ar condicionado e consumo de energia. Os recursos da virtualização amenizam o impacto no meio ambiente, já que demanda menos equipamento e espaço físico.

Francisco Panis Kaseker, especialista em cloud da Mandriva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.