Por que a carreira de gerente de projetos virou moda?

1

De tempos em tempos surge no mercado uma profissão que virá moda, se puxarmos um pouco pela memória e restringindo apenas as carreiras de TI lembraremos do analista de sistemas, talvez a primeira a entrar na moda, em meados dos anos oitenta todo mundo que trabalhava com tecnologia se dizia analista de sistemas, muitos sem ao menos saber o que um analista fazia.

Com o avanço da tecnologia em todas as áreas e a necessidade crescente de inovar para manter-se vivo, as empresas começaram a executar uma quantidade insana de projetos, tudo virou projeto, novas instalações, novos sistemas, novos equipamentos, o mercado imobiliário explodiu, os hospitais não dão conta de atender e criam novos leitos, UTIs, e a corrida mundial por crescimento ficou tão maluca que catapultou a carreira de gerente de projetos as alturas.

Criado em 1969 o PMI (Project Management Institute) tem o objetivo de: formular padrões profissionais de gestão de projetos, gerar conhecimento por intermédio da investigação e promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação, ganhou notoriedade no início do século XXI e hoje é a maior instituição do gênero no mundo.

Fora a necessidade de administrar as atividades que não fazem parte do dia a dia das organizações, afinal projeto nada mais é do que tirar do papel e pôr em operação algo novo, o gerente de projeto ganhou o status do grande impulsionador, muito assediado pela alta administração e pelos clientes não é raro muitos acharem que são mais importantes do que os projetos que estão sob sua gestão.

Fica fácil entender o fascínio que a carreira traz e a vontade de todos em tornarem-se gerentes de projetos, os cursos de preparação para a certificação, pós-graduação explodiram e as salas de aula estão lotadas, todos com o sonho de saltarem de uma posição intermediaria e tornarem-se os poderosos gerentes de projetos.

Existe uma falsa impressão no mercado que o melhor gerente de projeto é aquele técnico que possui profundos conhecimentos sobre o projeto, e não é raro ver a alta administração alça-los para o cargo, o que as melhores práticas mostram que isso é um grande erro, porque gerenciar projetos e executar tarefas são atividades absolutamente diferentes e comumente encontramos o técnico alçado a gerente executando atividades técnicas e nenhuma gerencial.

Atualmente como antigamente e como acontecerá no futuro, diversos profissionais irão se intitular conhecedores e competentes em determinadas funções, mas a pratica mostrará que não passam de grandes charlatões, que no máximo conseguirão ocasionar prejuízos financeiros e de imagem para a empresa, e para si um descredito no mercado de trabalho.

A prudência sugere que antes de ouvir os cantos de sereia dos que se dizem conhecedores do assunto, cheios de certificações e pós graduações, verifique quais projetos ele conduziu, seus sucessos e fracassos, afinal o bom gerente de projetos não é aquele que só obteve sucesso nos projetos que conduziu.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.