Implementação de Digital Twins melhora significativamente as operações logísticas

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A DHL, provedor logístico global, lançou, a partir de seu Centro de Inovação na Alemanha, um estudo de tendências inédito sobre "Digital Twins na logística". O estudo explica o conceito e a ascensão da tecnologia digital twins, bem como a forma como ela agrega valor aos negócios. A tecnologia, que envolve o uso de modelos digitais para compreender e gerenciar melhor os ativos físicos, já está bem consolidada em alguns setores e tem o potencial de mudar significativamente as operações logísticas.

Um digital twin é uma representação virtual exclusiva de alguma coisa física, que monitora e simula o estado físico e o comportamento dessa coisa. A cópia digital permanece constantemente conectada ao(s) objeto(s) físico(s) e se atualiza automaticamente para refletir as mudanças ocorridas no mundo real. Aplicados a produtos, máquinas e até mesmo a ecossistemas completos de negócios, os digital twins podem revelar insights do passado, otimizar o presente e até mesmo prever o desempenho futuro.

"O mercado de digital twins deverá crescer mais de 38% ao ano, ultrapassando a marca de US$ 26 bilhões até 2025", explica Matthias Heutger, vice-presidente sênior e diretor global de Inovação e Desenvolvimento Comercial da DHL. "Os digital twins oferecem recursos incomparáveis para rastrear, monitorar e diagnosticar ativos. Eles mudarão as cadeias de suprimentos tradicionais com uma ampla variedade de opções que visam facilitar a colaboração e a tomada de decisões fundamentada em dados, viabilizar processos de negócio simplificados e promover novos modelos de negócios. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos clientes e parceiros a fim de explorarmos juntos as possíveis aplicações em nosso setor".

Aplicações dos Digital Twins no setor de logística

Em logística, os digital twins podem ser usados em diversas aplicações ao longo de toda a cadeia, como por exemplo, no gerenciamento de redes de contêineres, no monitoramento de embarques ou na elaboração de sistemas de logística. Sensores de IoT em contêineres individuais, por exemplo, mostram sua localização e monitoram eventuais danos e / ou contaminações. Esses dados fluem para um digital twin da rede de contêineres, que usa o machine learning para garantir que os contêineres estejam sendo movimentados da forma mais eficiente possível. Os digital twins podem ser aplicados não apenas para ativos individuais, mas também para redes e ecossistemas inteiros, como locais de armazenamento, combinando um modelo 3D das instalações físicas com dados operacionais e de estoque. O sistema seria capaz de fornecer uma visão geral do estado das máquinas e da disponibilidade dos produtos, além de fazer previsões e tomar decisões autônomas com relação ao estoque ou às entregas. O mesmo princípio se aplica aos centros logísticos de grande porte ou às redes globais de logística.

Markus Kückelhaus, vice-presidente de Inovação e Pesquisas de Tendências da DHL Customer Solutions & Innovation, acrescenta: "Construído com base nos conceitos e nas tecnologias de IoT, computação em nuvem, inteligência artificial e ferramentas avançadas de visualização, os digital twins estão se tornando uma opção mais atraente e acessível para as empresas. No entanto, reunir essas e outras tecnologias relevantes em uma única implementação completa de digital twin é uma tarefa bastante complexa e desafiadora. A estreita colaboração entre todos os parceiros ao longo da cadeia é, portanto, algo essencial para explorar totalmente o potencial dos digital twins".

No estudo, a DHL examina os desafios da implementação, como as preocupações com a segurança cibernética, mas salienta que os cases de implementação dos digital twins estão se tornando mais atraentes. À medida que as tecnologias relacionadas se tornarem mais confiáveis e acessíveis, empresas de vários setores passarão a considerar a tecnologia como uma saída inestimável para o gerenciamento de sistemas complexos de ativos em tempo real e para o aumento da eficiência em seus processos. O relatório termina fazendo algumas considerações sobre os investimentos e as mudanças necessários para a implementação bem-sucedida no setor de logística.

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