CEEE aperfeiçoa processos com aplicativos e banco de dados da Oracle

0

A CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), do Rio Grande do Sul, adotou diversas soluções da Oracle, com destaque para os aplicativos e banco de dados.

A contratação foi feita em julho do ano passado, através do programa Oracle Applications Unlimited Licence Agreement, modalidade que permite a aquisição de licenças de diferentes produtos, com benefícios dos desenvolvimentos realizados ao longo do tempo. 

A CEEE tinha 90% de infraestrutura de banco de dados padronizada na plataforma Oracle e o desafio de ampliar os serviços prestados às áreas de negócios da empresa, por meio do apoio de novas tecnologias que se integrassem ao seu legado tecnológico.

Além disso, precisava disseminar uma nova filosofia de trabalho e uma cultura empresarial para mais de 4,5 mil colaboradores. Inicialmente foram definidas a ampliação das licenças de Oracle Database.

A empresa também fez a contratação dos aplicativos que serão implementados no período de três anos.

Um deles é o Oracle Primavera, que ajuda na organização, priorização e seleção de  projetos por critérios de plano e de investimento, para permitir o controle de gestão da carteira de projetos, incluindo os mais complexos.

O piloto foi desenvolvimento nas áreas de transmissão e distribuição de energia. Atualmente, o Oracle Primavera já está controlando os processos referentes às obras da Copa de 2014 e nos próximos três anos terá sua utilização expandida para as demais obras das áreas de Distribuição e de Transmissão do Grupo CEEE.

Outro aplicativo que tem gerado bons resultados é o Oracle Database Integrator (ODI), que está integrando diversas ferramentas, inclusive com um novo sistema de gestão jurídica, que roda na nuvem.

O Grupo CEEE também decidiu implementar o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition, uma  plataforma de inteligência de negócios com recursos analíticos e de relatórios.

O sistema possibilita insights contextuais relevantes, que ficam acessíveis às diferentes áreas da organização. Os resultados melhoram a tomada de decisões e a adoção de ações mais eficientes para os processos de negócios.

A expectativa é aperfeiçoar e tornar mais ágeis as decisões do Grupo CEEE nos próximos anos. A empresa já utilizou o sistema para preparar um detalhado dashboard para a área de planejamento com indicadores financeiros.

O próximo projeto é integrar informações da área técnica da distribuição, como, por exemplo, da planta elétrica, de chamadas de emergência e de consumo de energia.

A companhia também adotou o Oracle Weblogic Server, para redefinição da infraestrutura de aplicativos de missão crítica, o Oracle Webcenter, para reestruturar e modernizar o seu portal, e o Oracle Enterprise Content Management, para aperfeiçoar a gestão de conteúdo.

Estes projetos estão em fase inicial e seus benefícios serão percebidos pelos usuários nos próximos meses.

O Grupo CEEE também desenvolve o projeto SmartInfo, cujo objetivo é consolidar e integrar todas informações e documentos da área técnicas ao ECM (Enterprise Content Management), sistema georreferenciado e outras ferramentas para facilitar e agilizar a pesquisa de documentos dentro a empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.