App para pessoas com deficiência visual atinge mil downloads

0

Em apenas dois meses, a solução CPqD Alcance, desenvolvida com o objetivo de facilitar o uso de dispositivos móveis por pessoas com deficiências visuais, alcançou a marca de mil downloads realizados na Google Play, a loja de aplicativos da Google. Gratuito, o aplicativo – que funciona em smartphones com tela sensível ao toque baseados no sistema operacional Android – utiliza recurso de narração automática por síntese de voz para facilitar o acesso do usuário às principais funções do aparelho.

"Esse número de downloads, em tão curto período, é um indicador importante, que mostra que o CPqD Alcance veio atender à necessidade desse público", afirma Graziela Barros, gerente de produto no CPqD. "Com o CPqD Alcance, o deficiente visual passa a dispor de uma ferramenta que torna possível o uso de um smartphone touchscreen, que não tem a facilidade do teclado", acrescenta.

Isso porque, na solução do CPqD, as funções aparecem na forma de ícones na tela sensível ao toque do aparelho. Na medida em que a pessoa desliza o dedo sobre a tela, uma voz sintetizada informa a função correspondente àquela área. Com mais um toque, o usuário tem acesso à função: realizar e receber ligações, enviar e receber mensagens de texto (SMS), consultar o histórico de ligações, o nível de bateria, a data e hora e a lista de contatos telefônicos, entre outras.

Além dessas funções básicas, o CPqD Alcance oferece também algumas funções avançadas, como despertador (com lembrete devoz), localização e auxílio ao deslocamento, tocador de música e leitor de arquivos de texto, por exemplo. "A intenção é facilitar o uso dos principais recursos do smartphone, dando mais autonomia e privacidade à pessoa com deficiência visual", explica Graziela.

A aplicação é resultado do Projeto VozMóvel, desenvolvido pelo CPqD em parceria com o Centro de Prevenção à Cegueira (CPC) de Americana, com o apoio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações, administrados pela Finep. 

Para fazer o download gratuito do CPqD Alcance, basta entrar na loja Google Play, no seguinte endereço eletrônico:http://goo.gl/WPlxMx

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.