Big data na manufatura: uma bússola para o crescimento

0

Os dados não são mais usados para relatar atividades passadas, mas ajudam os fabricantes a prever eventos futuros, antecipar riscos e aprimorar a experiência do cliente.

Os dados têm sido a força motriz essencial da manufatura, promovem melhorias na eficiência e reduções nos resíduos e aumentam a margem de lucro. Mas hoje uma nova geração de análises de dados está dominando o setor e dando uma nova dimensão para o valor das avaliações de tendências e pesquisas. Agora, os dados não são mais usados para relatar atividades passadas, ao contrário, ajudam os fabricantes a prever eventos futuros, antecipar riscos, compreender sua cadeia de valor estendida e aprimorar a experiência do cliente. Os dados evoluíram e hoje têm capacidades multidimensionais e horizontes mais amplos – e são como uma bússola, apontando o caminho para o crescimento da indústria.

O que os fabricantes podem fazer com todos esses dados?  Dentro desse novo paradigma de dados da manufatura, o foco não é na elaboração de relatórios sobre eventos passados, pois hoje os dados também são usados para prever tendências e antecipar necessidades, e nesse sentido, o big data é a porta de entrada para o futuro.

Os fabricantes, certamente, entendem o valor dos recursos preditivos, e antecipar tendências de consumo, estocar o necessário e manter recursos adequados para satisfazer os pedidos dos clientes têm sido prioridades absolutas para a indústria há décadas. À medida que a velocidade de entrega e as estratégias de estoque "just-in-time" ganharam importância, a capacidade de prever necessidades com precisão também cresceu. Os fabricantes aprenderam – às vezes da maneira mais difícil – a importância de escolher os fatores de influência corretos ou a sua combinação certa, pois utilizar só uma fonte de dados ao tentar prever o futuro raramente é suficiente.

Hoje, a análise preditiva tornou-se uma ciência e uma ferramenta valiosa para os fabricantes, transformando dados coletados de diversas fontes em um modelo para futuras ações, e as soluções modernas de inteligência empresarial têm a capacidade de projetar tendências com um alto grau de precisão. No entanto, como em qualquer iniciativa de dados, o resultado depende do tipo de dados coletados, por isso, é preciso ter cuidado ao escolher fontes de dados confiáveis e continuar a filtrar os fatores de influência. Eles devem ter em mente que recursos preditivos oferecem muitos benefícios, como o recrutamento de funcionários mais preparados, o melhor planejamento dos níveis de estoque de matérias-primas e uma compreensão exata do ciclo de vida do produto.

Antecipar as tendências de consumo também gera uma vantagem competitiva inicial indispensável, permitindo que o fabricante ágil seja o primeiro a comercializar uma inovação de produto ou o primeiro a introduzir um conceito inovador para um nicho de mercado emergente. As empresas que se destacam geralmente dominam o mercado, e a inovação de produto bem sucedida depende muito de uma leitura precisa das preferências e necessidades do mercado. Por isso, cabe aos engenheiros de projeto entender o desconforto do consumidor e determinar o valor potencial dos novos produtos e ajudar a priorizar a alocação das verbas em P&D – o big data torna isso possível.

Como os megadados podem impulsionar o crescimento? Como podem gerar um retorno significativo sobre o investimento (ROI) e levar ao aumento da produção? Estas são as perguntas que os fabricantes devem responder, se quiserem aproveitar ao máximo o potencial do big data.

Os megadados funcionam como uma bússola , mas não irão gerar mais vendas e trazer mais clientes num passe de mágica. A coleta de dados, a partir de máquinas com a Internet das Coisas (IoT) ou de clientes por portais on-line não são a última parte do processo. Esses dados devem ser transformados em ações. Esse é o passo que exige uma atenção especial aos detalhes e uma profunda compreensão da relevância dos dados, e é onde muitos fabricantes falham em suas iniciativas com megadados.

No entanto, com uma análise cuidadosa os dados podem ser usados para identificar, analisar e fomentar oportunidades de crescimento, ajudando os fabricantes a identificar novas regiões geográficas alvo para expandir em nichos/micro mercados. Assim, é possível a entrar em contato com uma base de clientes,  conhecê-los melhor, inovar,  aprimorar o ciclo de vida do produto,  aumentar o valor agregado e, consequentemente, as  margens de lucro.

Lisandro Scuitto, diretor de Produto para a Infor LATAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.