Porto Itapoá, de Santa Catarina, usa radiofrequência para monitorar operações no pátio

0

Ativo desde 2011, o Porto Itapoá, em Santa Catarina, desenvolveu um projeto de automação de operações e movimentações no cais, que utiliza coletores de dados e tecnologia de radiofrequência (RFID) para monitorar os caminhões e contêineres que entram no pátio.

O porto tem dois berços de atracação de 300 metros cada e capacidade para movimentar 500 mil TEUs (medida que corresponde a um contêiner de 20 pés) por ano. Os equipamentos, abrangendo coletores de dados, computadores móveis, bases de acesso e antenas, foram fornecidos pela Honeywell Scanning&Mobility.

A robutez dos equipamentos das linhas LXE MXX e VXX foi determinante para a sua escolha, uma vez que podem suportar as mais variadas condições de trabalho em ambiente externo sob umidade, maresia, temperaturas extremas e alta luminosidade sem perder o desempenho.

"Os coletores podem até trabalhar em dias de chuva e ficar sob água até um metro de profundidade em caso de queda acidental em uma poça d'água", exemplifica Luis Carlos Hachira Pinto, gerente de negócios para as divisões de portos e congelados da Honeywell Scanning&Mobility.

Os computadores móveis são ideais para o trabalho por longo período em campo que necessite de comunicação sem fio. Além da comunicação via radiofrequência, o usuário tem várias opções de comunicação como cabos USB para troca de dados com PCs.

O projeto contemplou a instalação de 12 bases de acesso e seis antenas de radiofrequência em postes de 40 metros de altura, para cobrir toda a área e evitar interferências pela movimentação de carga e também da atmosfera.

A integração entre uma rede de padrão Wi-Fi e os coletores permitiu a transmissão de dados de forma efetiva. A tecnologia de OCR (reconhecimento de caracteres) foi a escolhida para identificar caminhões e contêineres que entram no pátio do porto.

Assim, os dados são lançados nos coletores, apontando movimentação e posição que a carga deve ter. O operador do coletor de dados registra e acompanha toda a operação.

Terminal privativo de uso misto para movimentação de contêineres, o Porto Itapoá tem um calado natural de 16 metros, está preparado para receber navios Super-Post-Panamax com até 9 mil TEUs e fica localização na Baía da Babitonga, na divisa de Santa Catarina com Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.