Bioclin Quibasa adota ERP para acelerar crescimento

0

Fundada em 1977, a Bioclin Quibasa é uma empresa fornecedora de soluções de diagnóstico in vitro com atuação em âmbito nacional, figurando entre as cinco maiores companhias deste mercado no Brasil. Desde sua criação, vem somando esforços para viabilizar o desenvolvimento de pesquisas e soluções inovadoras para melhorar as análises clínicas no setor de saúde.

Nos últimos quatro anos, a companhia dobrou seu faturamento, saltando de R$ 16 milhões para cerca de R$ 33 milhões (previstos para este ano). Este rápido crescimento trouxe como consequência a necessidade de um maior controle sobre os custos de produção e os gastos gerais. "Neste momento, percebemos que era preciso encontrar no mercado uma solução de gestão empresarial para acompanhar nossa evolução, oferecendo novos recursos para gerirmos melhor o negócio", diz Anderson Mitkiewicz, gerente de projetos da Bioclin.

''Fizemos um levantamento no mercado com os principais players de ERP e optamos pela Sankhya por apresentar entre todas uma versão para web altamente customizavél, além de um controle prático e fácil das vendas", afirma Mitkiewicz explicando que o sistema anterior já não estava mais dando conta. "Faltavam recursos e inovações".

Inicialmente, a Bioclin implantou os módulos Comercial, Compras, Importação, Produção, Financeiro, Pessoal, Fiscal, Metas e Orçamento, BI Móvel, Planejamento e Controle da Produção (PCP), Inventário, Patrimonial, Dashboard e Construtor de BI.

Benefícios e estrutura para gestão

De acordo com o gerente da Bioclin Quibasa, um dos impactos positivos da solução foi na área de Planejamento e Controle da Produção. "Anteriormente precisávamos de vários gráficos e planilhas em Excel que eram atualizadas manualmente. Como o módulo da Sankhya, ganhamos performance e agilidade do processo, que passou a ser todo automatizado. Além disso, é possível ter todo o controle da produção em apenas uma única tela, sem precisar consultar outros setores envolvidos, agilizando a tomada de decisão que ficou bem mais rápida e precisa".

Outro processo da Bioclin Quibasa que foi impactado pelo projeto foi a área de gestão fiscal. "A solução da Sankhya não só ofereceu mais ferramentas, como por exemplo, dashboards de indicadores em tempo real, como também ampliou as possibilidades de melhorar a gestão fiscal da empresa. Conseguimos criar processos fiscais paralelos ao processo de tributação normal, e, com isso, utilizar melhor o e-Social, a plataforma fiscal do governo", declara.

Para Mitkiewicz, os benefícios também foram perceptivos na apuração dos custos dos produtos e despesas gerais da empresa. "Melhoramos os seguintes processos: rastreabilidade dos produtos, expedição, faturamento, importação, cobrança, Planejamento da Produção, entre outros", analisa, confirmando que a migração para um sistema mais robusto foi fundamental para propiciar o crescimento da empresa. "Customizar o ERP ao nosso dia a dia de acordo com as nossas necessidades possibilitou que em três anos pudéssemos administrar e aprimorar nossos processos para um crescimento de mais de 100%. Definitivamente, a Sankhya teve um grande papel nisso, ao oferecer um software apto para acompanhar a evolução do nosso negócio", destaca.

Atualmente mais de 40 usuários utilizam a solução e a estimativa é que este número seja ainda maior, já que a fábrica da indústria também deve ser ampliada em breve, expandindo o uso do ERP para outros colaboradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.