TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Como uma boa gestão pode reter talentos

Postado em: 03/05/2015, às 17:35 por Juliane Yamaoka

Contar com o talento da mão de obra qualificada tornou-se estratégia de competitividade entre as empresas. Identificar, desenvolver e manter talentos é agora uma das prioridades para as organizações que buscam a sustentabilidade. A busca pela sobrevivência tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento.

A retenção de talentos torna-se um fator de extrema importância para a sobrevivência e o crescimento das organizações e a permanência delas no mercado. A prática de reter talentos requer mecanismos internos eficientes que proporcionem aos funcionários uma visão de oportunidades concretas de ascensão profissional. A retenção de um funcionário está associada principalmente se a empresa é uma boa empregadora, por isso, é importante que exista um alinhamento entre o que a empresa tem a oferecer e o que o colaborador busca para sua carreira.

Para ter uma boa imagem no mercado de trabalho e atrair e reter talentos, as empresas devem procurar oferecer novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, renumeração justa e benefícios compatíveis com o mercado. Esses fatores influenciam muito na permanência de um funcionário. O profissional precisa sentir que tem futuro no lugar onde trabalha.

É fundamental implantar um modelo de gestão que permita que os colaboradores estejam sempre próximos do negócio da empresa. É muito importante também que os gestores estejam atentos às oportunidades do mercado de trabalho e procurem sempre oferecer vantagens mais atrativas do que a concorrência. Enquanto muitas empresas focam apenas no curto prazo, as organizações de ponta se esforçam para manter os melhores talentos distantes do assédio das adversárias.

Possuir um sistema de gestão de talentos eficaz, que proporcione informações para a tomada de decisão sobre desenvolvimento, alternativas de carreira, mobilidade, sucessão e remuneração é o grande desafio para os CEOs e RHs. Além disso, uma boa alternativa para a retenção de talentos é promover oportunidades internamente, divulgando vagas dentro da própria empresa. Isso faz com que os colaboradores se sintam prestigiados, visto que a empresa oferece primeiramente a oportunidade a quem já está trabalhando na organização.

A tarefa de atrair e reter profissionais deve ser encarada como um negócio estratégico pela empresa, pois é por meio dessa ferramenta de gestão que pode ser definido o sucesso da empresa.

Juliane Yamaoka, gerente geral da Efix.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial