Braspress investe em tecnologia de monitoramento em tempo real

0

A Braspress investiu no monitoramento em tempo real da produção das esteiras e impressoras de suas filiais no Brasil, buscando agilidade na tomada de decisão, controle e ganho de eficiência em toda a operação. Para este projeto, contou com a solução Monitor de Processos e consultoria da Pruvo,  empresa especialista em ALM (Aplication Lifecycle Management).

"Anteriormente tínhamos importantes informações represadas. Hoje conseguimos visualizá-las em tempo real e controlar remotamente cada uma das esteiras e seus principais itens de funcionamento na produção, devidamente sinalizadas, parametrizadas e controladas em suas atividades. Interagir com as filiais em tempo real permitiu-nos, além de seus efetivos controles, maior e mais assertivo poder de decisão, mitigando os principais riscos inerentes aos processos, incluindo possíveis paralizações ou atrasos operacionais, que resultam diretamente na qualidade da produção e dos serviços comercializados", conta Luiz Carlos Lopes, diretor de operações da Braspress.

Alguns números dimensionam o tamanho e a importância projeto implantado pela empresa.  Segundo o executivo da transportadora, são 95 filiais próprias existentes, 86 delas dotadas com esteiras de aferição (peso, dimensionamento e rastreabilidade) e responsáveis por mais de 13% da receita faturada, cerca de 500 impressoras espalhadas pelo Brasil, dois sorters (esteiras com sistema automatizado de movimentação e classificação das encomendas) em São Paulo e Rio de Janeiro e dois compact sorters em Bauru (SP) e Porto Alegre (RS), que somadas produzem em média 850 mil serviços de entregas por mês. Tudo controlado em tempo real.

Lopes lembra que a ideia inicial previa apenas o monitoramento de algumas máquinas e esteiras novas instaladas. O projeto cresceu à medida que o Monitor de Processos da Pruvo mostrou ser uma ferramenta flexível, de fácil integração e capaz de se adaptar às necessidades da companhia. Aos poucos, foi ganhando contornos, somando-se às estratégias de controles operacionais e de seu desempenho.

A escolha da ferramenta foi viabilizada também pelo fato de se conectar diretamente com o banco de dados da Braspress, sem a necessidade de reproduzir arquivos que poderiam redundar em novos processamentos, exigir maior capacidade de armazenamento ou até duplicação de máquina.

Além disso, por ser uma aplicação web e de fácil acessibilidade, ganhou vantagem frente à concorrência. "O software é muito mais amigável do que os processos convencionais, permitindo total visibilidade e com formato de simples entendimento, sobretudo quando se tem muitos equipamentos e 86 pontos espalhados em todo Brasil, no controle das operações. Aqui da minha sala, além de comandar as operações, o painel me auxilia no controle e na interação com todos os atores que produzem o nosso negócio, em tempo real e com muita precisão", diz o diretor de operações.

A expectativa é que o modelo de monitoramento escale de acordo com as demandas que a transportadora enxerga como necessárias e de oportunidades. Em termos de controle, as possibilidades são infinitas, especialmente levando em conta o tamanho da operação: são 8.100 colaboradores diretos e indiretos, 95 filiais, 1.850 caminhões próprios e uma expectativa de faturamento de R$ 850 milhões para 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.