Cosan simplifica processos orçamentários com plataforma de analytics

0

Uma das maiores corporações empresariais do Brasil, com negócios nos setores de energia e infraestrutura, a Cosan apostou adotou a plataforma da IBM para tornar colaborativo o seu ambiente de TI a partir do uso de software de análise de dados. Com o projeto, foi possível aprimorar o processo de planejamento orçamentário, garantir maior envolvimento dos gestores e resultados alinhados com os objetivos estratégicos da companhia.

Ao adotar o IBM Cognos Planning TM1 ela passou a analisar dados, criar planos e, principalmente, acompanhar os orçamentos de maneira colaborativa, de forma a garantir os resultados desejados pela organização. Para incrementar o processo de consolidação de resultados financeiros foi implementado o IBM Cognos Controller, que trabalha de forma integrada ao sistema de gestão da Cosan e já gerou benefícios substituindo planilhas e reduzindo as margens de erro dos processos internos. Para completar o ambiente, o projeto contou também com o IBM Cognos Financial Statements and Reporting (IBM FSR), que está sendo usado para facilitar a produção de relatórios sobre as finanças da corporação e a prestação de contas a acionistas e investidores.

"A colaboração no planejamento orçamentário permite o trabalho descentralizado e independente dos gestores, ao mesmo tempo em que garante o comprometimento das áreas, pois tem uma maior capacidade de rastreamento e proporciona transparência aos dados", afirma João Arthur Souza, diretor de Planejamento Estratégico da Cosan. O executivo destaca ainda que a maior transformação obtida com a solução IBM foi a possibilidade de ter um acompanhamento diário do orçamento. "Hoje temos um processo orçamentário mais simples, preciso e participativo, alinhado às necessidades dos negócios", explica Souza.

Em um prazo de oito meses o IBM Cognos Planning TM1 foi implementado para realizar o planejamento e o acompanhamento orçamentários da Cosan em nível macro. "Além de permitir a descentralização dos processos orçamentários via web, o TM1 possibilita a integração com os sistemas transacionais, resultando em um ambiente de análise orçamentária que abrange toda a empresa", afirma o diretor de planejamento da Cosan. Outro fator-chave no TM1 é a análise in-memory, que permite simular diferentes cenários de orçamento, visualizando os impactos nas demonstrações financeiras de maneira rápida. É possível, por exemplo, reproduzir alterações no volume de vendas por produto e verificar as consequências geradas nos custos de produção, estoques, despesas variáveis, rentabilidade e geração de caixa. Além disso, a solução mostrou alto nível de flexibilidade para trabalhar com as regras de negócios de cada uma das empresas da Cosan.

No processo de consolidação, agora a Cosan consegue ter uma única base de dados confiável, eliminar diversas etapas manuais e integrar informações dos balancetes contábeis. "Relatórios financeiros de alta qualidade, que podem ser elaborados em um tempo muito menor e totalmente auditáveis, são essenciais para empresas com ações em Bolsas de Valores, como a Cosan. Essa é uma vantagem estratégica que tem sido garantida pelo ambiente integrado do IBM Cognos Controller e IBM Cognos FSR", finaliza o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.