TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Por que usar um parceiro de contract manufacturing?

Postado em: 04/10/2019, às 23:36 por Alessandro L. Felipe

Por que usar um parceiro de 'contract manufacturing'? Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que é "contract manufacturing". Como a tradução literal nos traz, trata-se de um contrato pelo qual uma empresa contrata um terceiro que será responsável pela manufatura de determinado produto, integral ou parcialmente. E o que leva uma empresa a contratar um terceiro para realizar sua produção?

Há dois motivos que podemos apontar de imediato: redução de custo e foco dos negócios. Foco Antigamente, uma empresa desenvolvia um produto, preparava uma linha de produção, comprava os insumos, coordenava o marketing, vendia e realizava o pós-venda. Ou seja, cuidava de toda a cadeia e precisava ter especialistas em todas as funções, do engenheiro ao técnico de reparo, passando por técnicos de processo, compradores especializados e muitos outros.

A manufatura, especialmente a eletrônica, é altamente especializada e exige mais do que uma montagem de componentes. São necessários técnicos treinados e dedicados a essa função. Quando o foco do negócio é desenvolver e vender produtos, a empresa precisa dedicar seus esforços para essas ações. Uma maneira de se concentrar nas atividades centrais do negócio é deixar etapas que possam ser feitas por parceiros fora do seu escopo. Custos Linha de produção é um investimento alto para qualquer empresa. E, como todo investimento, deve se pagar por meio de sua utilização. Essa relação atinge seu ponto máximo quando a fábrica é usada constantemente. Quando os produtos fabricados não são suficientes para ocupá-la o tempo todo, a linha de produção começa a ser ineficiente.

Quando falamos de manufatura de produtos ou componentes eletrônicos, os investimentos são ainda mais altos, e o maquinário necessário tende a ser mais específico. Por vezes, há a necessidade de salas especiais que controlem impurezas, umidade e temperatura. Os profissionais precisam de vestimentas especiais. Há ainda uso de robôs, necessidade de testes automáticos, proteção de eletricidade estática e muitos outros itens que trazem velocidade e eficiência à produção. Ao mesmo tempo, esses itens potencializam a necessidade de a utilização da fábrica ser proporcional ao investimento. Ou seja, é preciso ter volume de produção para manter essa engrenagem gerando retorno. Nesse cenário, usar um parceiro que mantenha essa estrutura constantemente em funcionamento permite que seu negócio a utilize no momento e no volume que for necessário.

A parceria por meio de contract manufacturinga tende a diferentes tamanhos de produção, adequando-a à necessidade da empresa contratante, que se insere em uma fábrica com funcionamento constante. Com acesso a uma linha de produção já estabelecida, a empresa pode, então, se concentrar na comercialização e no desenvolvimento dos seus produtos.

Alessandro L. Felipe, Contract Manufactoring da Elsys.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial