TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Toledo do Brasil duplica velocidade de processos e reduz custo operacional

Postado em: 04/10/2019, às 22:55 por Redação

Mais do que uma atualização ou expansão de capacidade, a Toledo do Brasil partiu para uma abordagem inovadora da arquitetura de storage, com a migração para a plataforma HPE Nimble. "Ficamos surpresos com a simplicidade e a eficiência do Nimble. O ganho de densidade com os recursos de compressão e a inteligência na deduplicação trouxeram uma redução de 3 vezes no uso físico dos discos e por consequência uma redução considerável no consumo de energia. Com a interface web de gerenciamento, ficou muito mais fácil criar discos, alocar espaço e outras manobras. Em caso de falha, a plataforma é interligada à HPE, abre o chamado automaticamente e é suportada de forma remota", descreve Anderson Cuel, coordenador de infraestrutura de TI da Toledo.

A Toledo do Brasil é uma das mil maiores companhias do país, com a quinta posição em rentabilidade e sexta em crescimento sustentável do setor Mecânica, conforme o ranking do jornal Valor Econômico. Os servidores atendidos pela nova estrutura de storage rodam o ERP, servidor de arquivos, software de engenharia e outras aplicações.

"São aplicações pesadas, que precisam de velocidade de conexão, alta performance no acesso aos dados e baixa latência", observa Anderson.  Ele esclarece que a atualização da plataforma de storage foi feita sem qualquer alteração nos servidores.

Em 2018, a equipe de TI da Toledo e a MPE viram a necessidade de aumentar performance de I/O. "Sabíamos da demanda por performance e elasticidade para expandir e desenvolver serviços. Com novo storage, dá para fazer isso com simplicidade", acrescenta.

Após a implementação, em fevereiro de 2019, também se percebeu uma redução drástica das queixas de lentidão das aplicações, mesmo sem ter trocado os servidores. "Às vezes, a rotina de backup (agendada para o fim de semana) se estendia para fora do tempo pré-definido. O Nimble faz isso mais rápido e se por algum motivo necessitarmos executar qualquer processo no horário de expediente, ninguém percebe", conta. "Por ter tecnologia SSD, o acesso é de alta performance", nota Anderson.

O Nimble HF 40, o modelo implementado na Toledo do Brasil, é uma plataforma híbrida, com armazenamento em SSD e SATA. O produto foi incorporado ao portfólio da HPE em 2017, com a aquisição da Nimble Storage. A chave da liderança da Nimble é a combinação da arquitetura com um sistema de gerenciamento de dados, baseado em recursos de IA, capaz de consolidar acessos, antecipar solicitações e outras manobras avançadas para minimizar o processamento e maximizar eficiência e performance.

Fernando Mota explica que, com os recursos de inteligência e automação da plataforma HP Nimle, 86% dos eventos que poderiam gerar demandas ao suporte passam a ter as chamadas abertas e resolvidas automaticamente. Mais do que automatizar os diagnósticos e ajustes relativos à própria plataforma de armazenamento, a nova estrutura de gestão de dados abrange todas as variáveis em um ambiente de nuvem híbrida que podem impactar o acesso aos dados. Portanto, endereça tanto os problemas com o storage em si (que, em média, são a causa de menos da metade dos incidentes) quanto falhas e gargalos em outros pontos.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial