Projeto em Sergipe implanta telemedicina no atendimento pediátrico

0

Projeto-piloto da Cisco em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), anunciado nesta sefunda0fera, 4, vai encurtar distâncias e agilizar o atendimento a pacientes com  uso de telemedicina – atendimento médico via telepresença – pela qual será possível atender crianças na zona rural e menos povoada de Sergipe, das cidades de Lagarto e Tobias Barreto com o auxilio de hospitais e especialistas de Aracaju, capital do Estado, e de São Cristovão, onde está o campus da UFS. A meta é melhorar o acesso ao atendimento especializado e a qualidade no serviço e na melhora de vida das crianças e de suas famílias.

O anúncio do projeto-piloto acontece durante a I Semana Acadêmico-Cultural da UFS, evento da Universidade voltado à produção do conhecimento e à inovação. O projeto faz parte do programa global de responsabilidade social da Cisco "Connected Healthy Children"  e combina os esforços da UFS e dos prestadores de assistência médica nos municípios envolvidos. Conta com  o apoio também da Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e das Prefeituras das cidades de Tobias Barreto e Lagarto.

As consultas das crianças de Tobias Barreto e Lagarto em clínicas de saúde da família serão acompanhadas em tempo real por especialistas no Hospital Universitário de Aracaju e no campus da UFS em São Cristóvão. As equipes médicas poderão avaliar conjuntamente caso por caso, sem que seja necessário saírem de seus municípios. Graças à qualidade de som e da imagem em alta definição da solução de telemedicina da Cisco TelePresence, os especialistas poderão ver e conversar com as crianças, acessar resultados e auxiliar o médico generalista local com uma segunda opinião.

"Em Lagarto estamos implantando um novo Campus, cujo  viés principal é o suporte ao Sistema Único de Saúde. O apoio da Cisco fortalecerá as ações da Universidade Federal de Sergipe, resultando na implementação de um sistema de saúde pública mais adequado ao momento que vivenciamos, com a interiorização da  saúde pública e da  medicina. Além disso, a Cisco vem a complementar as ações pedagógicas da Universidade'', diz Angelo Antoniolli, reitor da Universidade Federal de Sergipe.

Programa de educação

Outro benefício do projeto de responsabilidade social da Cisco em Sergipe é a implantação de programas de educação continuada, possibilitando o aprendizado à distância dos profissionais de saúde do Estado. Por meio das ferramentas de colaboração Show and Share, WebEx e Jabber será possível criar e gerenciar comunidades de vídeo altamente seguras, agendar sessões de aula virtual e acessar serviços remotamente por dispositivos móveis. A colaboração pode aumentar o conhecimento e o treinamento de equipes de assistência locais e facilitar o acesso ao conteúdo científico disponíveis em centros de excelência. Já para as equipes médicas locais, a atuação de forma colaborativa com especialistas poderá aumentar a capacidade de intervenção e melhorar o processo de tomada de decisões.

O potencial do projeto-piloto de telemedicina e colaboração em transformar realidades em Sergipe é grande. O Estado, embora seja o menor do país e muito carente de especialistas em assistência médica infantil, tem representantes com conhecimentos especializados e disposição para impulsionar uma transformação que poderá servir de modelo para outros Estados. De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, 36% da população do Brasil vivem nas regiões Norte ou Nordeste, com menor disponibilidade de especialistas em pediatria. Estes se concentram principalmente em grandes centros e em cidades do sul do país, onde há, em média, quatro vezes mais médicos por habitante. A implantação do projeto "Connected Healthy Children" pode tornar Sergipe um centro de excelência no atendimento pediátrico, espalhando a tecnologia a serviço da saúde. 

Além disso, o impacto da melhora do atendimento médico na vida das crianças e de suas famílias será considerável. De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), a assistência médica regular permite o diagnóstico precoce e o tratamento, especialmente de doenças crônicas, e pode diminuir significativamente as taxas de mortalidade de crianças abaixo dos cinco anos. Uma saúde deficiente ocasiona atrasos no desenvolvimento, afetando a capacidade de aprendizado infantil e o alcance de todo seu potencial. Crianças doentes também afetam as vidas de seus pais e de suas famílias, pois seus cuidados exigem que os adultos, principalmente os menos favorecidos, fiquem afastados de seu trabalho. Assim, ao facilitar o acesso ao atendimento pediátrico, o programa da Cisco e da UFS em Sergipe transformará a realidade não apenas das crianças, mas também de suas famílias e de toda a região. 

O anúncio do "Connected Healthy Children" encerra a primeira etapa da implantação das tecnologias. Nos próximos meses está prevista a plena operação do programa nas clínicas de saúde da família, aumentando ainda mais a integração entre as equipes das cidades de Lagarto e Tobias Barreto com as equipes da Universidade Federal de Sergipe e da capital. É esperado também que os resultados dos atendimentos e os efeitos do programa na vida das crianças possam ser vistos a partir do próximo ano, quando a Cisco e a UFS pretendem divulgar os primeiros estudos de impacto do programa. A ideia da companhia é que o projeto-piloto de Sergipe seja um padrão de utilização de tecnologia em saúde pública, tornando o Brasil um centro latino-americano de uma rede internacional de assistência médica infantil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.