Ilumino vai oferecer cursos do MIT em universidades brasileiras

0

A Ilumno fechou acordo com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) para possibilitar aos estudantes brasileiros fazerem cursos com conteúdo completo e certificação da prestigiada universidade, pela primeira vez no país, e em português.

O MIT e seu Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL, em inglês) – desenvolveram programas educacionais exclusivos, totalmente on-line, que podem ser cursados em português nas instituições que fazem parte da Ilumno no Brasil – Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro; Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador; e Centro Universitário Filadélfia (Funil), em Londrina.

A migração do ensino do ambiente real para o digital já é uma realidade. Na graduação, o ensino a distância (EAD) é a modalidade que mais cresce no Brasil, em virtude da flexibilidade de horários, economia de tempo e menor custo, dentre outras razões. A Ilumno investe no suporte à virtualização e à internacionalização das instituições que fazem parte da sua rede. "Em um mundo cada vez mais globalizado, faz todo sentido poder se especializar com chancela internacional, sem sair do país. O Brasil já é o segundo maior mercado dos cursos à distância de Harvard, por exemplo, atrás apenas dos Estados Unidos", explica Davino Pontual, vice-presidente de Mercado da Ilumno no Brasil.

A escolha dos primeiros cursos se deve à tendência de carreiras. O mercado de Tecnologia da Informação é um dos segmentos que ainda tem projeção de crescimento e requer trabalhadores com qualificação específica não só em TI, mas também em áreas como Engenharia, Arquitetura, Estatística, Marketing, Administração e Economia, para citar algumas.  De acordo com o estudo The Network Skills in Latin America, faltarão 449 mil profissionais para preencher vagas abertas na região até o fim da década.

Inicialmente, serão oferecidos dois cursos: Internet das Coisas (IoT) e Big Data. As aulas serão em plataforma 100% virtual, utilizando tecnologia de ponta fornecida pela ILUMNO e suporte de tutores. O início dos cursos está previsto para o primeiro trimestre de 2018.

Programa

O programa de Big Data traz enfoques voltados à recompilação, limpeza e integração de dados, apresenta soluções de sistemas, armazenamento, e cobre algoritmos de última geração para conjuntos de dados de grande dimensão para processamento de transmissão. O objetivo é reconhecer a importância de informações não estruturadas e desenvolver capacidades analíticas que tragam inteligência e insight na avaliação de problemas e situações de escalabilidade. O curso tem duração de seis semanas, é voltado para profissionais com formação em informática, sistemas, ou experiência equivalente em TI, e apresenta aplicabilidades para setores como medicina, finanças e transporte, entre outros.

O curso Internet das Coisas (IoT) oferece perspectivas comerciais novas e apresenta desafios, desde opções de arquitetura de tecnologia até questões de segurança. Os professores do MIT apresentam pesquisas inovadoras e propõem a análise do impacto gerado em setores que vão desde sistemas industriais até a automatização de residências. O programa também tem duração de seis semanas e é adequado para profissionais com experiência em engenharia elétrica, ciências da computação e áreas afins, com aplicabilidades para diversos setores, incluindo saúde, agricultura, logística, manufatura e cadeias de suprimento, entre outros.

Ilumno e MIT têm a meta de continuar a ampliar o portfólio do acordo e oferecer cursos adicionais altamente relevantes para o mercado. O objetivo é trabalhar em conjunto para oferecer mais ferramentas e conhecimento a um maior número de estudantes, globalmente. Ainda em 2018, o plano é lançar cursos sobre Inteligência Artificial (AI) e Aplicativos de Negócios (Business Applications).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.