Otimize tempo e reduza custos com automação de ambientes

0

Há alguns anos era difícil imaginar que seria possível programar os celulares para que o ar condicionado e as luzes de uma sala fossem ligados minutos antes da nossa chegada. Hoje essa automação não só é possível como vem conquistando cada vez mais espaço, tanto em residências como no mundo corporativo. Sistemas como os de iluminação, videoconferência, ar condicionado, segurança, entre outros, trabalham de maneira integrada e são comandados por meio de apenas um dispositivo, otimizando tempo, reduzindo custos, auxiliando na sustentabilidade do planeta e ainda aumentando nossa comodidade. Entenda como:

Redução de custos

A economia é um dos principais fatores que estimulam as empresas a investirem nesta tecnologia. Segundo pesquisa divulgada pela Comerc no final de 2016, o Brasil desperdiçou em 2015 cerca de 60 mil GWh de energia – o que equivale a 13% do consumo nacional. Além disso, vale destacar o aumento da tarifa pelo consumo – onerando ainda mais as organizações. Segundo projeções da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), até 2020, o acréscimo deve ser de pelo menos 9% ao ano.

Neste cenário, torna-se essencial que as empresas busquem medidas que auxiliem na economia de energia. E a automação dos equipamentos é uma boa aliada. Com o acesso remoto, basta ligar aquilo que quer e precisa, sem necessariamente usar todos os equipamentos na potência máxima. Os sensores para que lâmpadas só sejam acesas quando houver pessoas no local também podem ser utilizados nos projetos.Com a programação adequada dos aparelhos de um ambiente a redução pode ser de até 30% na conta de luz, por exemplo.

Ganho de tempo

Outra vantagem de ligar e desligar aparelhos com apenas um clique é a otimização de tempo. Os participantes de uma reunião, por exemplo, podem iniciar as atividades com rapidez e os encontros acabam sendo mais produtivos. Caso ninguém entre na sala até cinco minutos após o horário previsto, tudo será desligado – o que também ajuda a evitar o desperdício de energia. Além disso, a facilidade com que o ambiente é preparado ainda facilita a liberação do espaço para os encontros seguintes.

Segurança

A área de segurança também pode se beneficiar da automação. Afinal, é possível programar o melhor horário para ligar câmeras, a abertura de portões e ativação de alarmes. E a biometria pode ser utilizada para acionar os equipamentos, tornando o sistema ainda mais seguro.

O que antes era sinônimo de luxo, hoje auxilia as empresas na administração dos seus espaços, redução custos, aumento de segurança e melhora na produtividade dos colaboradores. Além de serem mais sustentáveis. Certamente, as tecnologias adotadas dependem do perfil de cada companhia. Mas os projetos de automação de ambientes estão cada vez mais sofrendo processos de inovação, de modo que vale ficar sempre atento às possíveis transformações para entender como elas poderão auxiliar o seu negócio.

Cristiano Felicíssimo, diretor da Seal Telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.