Joinville testa semáforos inteligentes

0

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) anuncia o testbed de semáforos inteligentes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Joinville. A solução de Internet Industrial transformará semáforos tradicionais em Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) com o uso de câmeras térmicas de tráfego, tecnologia inédita no Brasil. O sistema permite a detecção de pedestres, ciclistas e automóveis com 100% de precisão, sem interferência de chuvas, neblinas ou quaisquer condições climáticas.

A solução piloto será executada durante o primeiro semestre deste ano e está sendo liderada pelos especialistas que compõem os Grupos de Trabalho de Testbeds da ABII, que selecionaram este projeto baseados nos critérios de alto grau de inovação, impacto e escalabilidade.

Instaladas em alguns semáforos da cidade, as câmeras térmicas de tráfego coletam, em tempo real, dados das vias como fluxo de veículos, de ciclistas e de pedestres, permitindo aos semáforos inteligentes a tomada de decisão autônoma sobre o ajuste de intervalo em que devem operar, dando preferência para o tráfego em vias com maior congestionamento, por exemplo. Além disso, o sistema poderá gerar estatísticas e insights que irão auxiliar a prefeitura de Joinville na tomada de decisões de planejamento urbano, tornando a cidade conectada com os conceitos mais atuais de Internet Industrial e de Cidades Inteligentes e Humanas.

O crescimento das frotas dos grandes centros urbanos lidera o número de problemas relacionados a acidentes e ao nível de estresse da população pela quantidade de horas gastas em congestionamentos. Segundo a última atualização de frotas do IBGE, em 2016, Joinville já registrava mais de 380 mil veículos – número que não para de crescer. Já no Brasil, o aumento da frota foi de 119% nos últimos 10 anos e a estrutura viária não consegue acompanhar este crescimento.

"A adoção de Semáforos Inteligentes garante um trânsito mais eficiente, ágil e seguro para a cidade. Acreditamos que o trabalho colaborativo somado à Internet Industrial traga ganhos que impactam diretamente na qualidade de vida de todos os cidadãos, bem como na economia e na logística de Joinville, permitindo melhoria na mobilidade urbana de forma inteligente e segura. A Internet Industrial pode gerar impactos em todos os setores, incluindo manufatura, agronegócio, saúde, transportes, energia e cidades", comenta o presidente da ABII, José Rizzo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.