Redes SDN poderão custar entre 20 e 40% a menos do que ambientes tradicionais

0

O impacto econômico do modelo SDN (Software Defined Network, rede definida por software) é tremendo e vai mudar a face do mercado global de TIC para sempre. Quando essa cultura se estabelecer plenamente, os projetos de infraestrutura de TIC poderão custar de 20 a 40% a menos do que custam hoje. Isso significa pagar muito menos pelo hardware – que, com o SDN, vira commodities e será compartilhado de forma virtual –, desembolsar um preço justo pelo software e, acima de tudo, economizar tempo e dinheiro nas fases de projeto, implementação e trouble shooting. Com o SDN, o período entre o projeto e a entrada em operação de uma rede corporativa – com todos os ajustes, testes e garantias de segurança que se fizerem necessários – passa de meses para dias.

Uma pesquisa da Wiretap Ventures para a comunidade independente SDN Central mostra que muitos novos projetos de infraestrutura já nascem, hoje, compatíveis com a visão SDN, mesmo que essa visão ainda não esteja plenamente implementada. Segundo esse levantamento, o mercado SDN valerá 35 bilhões de dólares até 2018; a cada projeto que estará sendo criado e colocado em produção naquele ano, entre 30 e 40% dos gastos serão com soluções SDN.

Por trás de expectativas como estas está a situação atual das redes corporativas. O relatório Network Agility Research 2014, do instituto de pesquisas Dynamic Markets, é fruto de uma pesquisa realizada ao longo de 2013 com grandes corporações da América do Norte e da UK. Só entraram no processo empresas com 250 ou mais funcionários que, a cada janela de manutenção, têm realizado uma média de 10 ações de mudança (change) na rede corporativa.

Erros de projeto e configuração podem derrubar a rede

Os resultados deste relatório apontam para redes rígidas e engessadas, incapazes de atuar como uma infraestrutura fluida, aptas a dar plena vazão aos novos processos de negócios das empresas. O relatório aponta, por exemplo, que o tempo médio da janela de manutenção de uma rede é de 27 dias. Das empresas pesquisadas, 82% sofreram downtime por causa de erros na configuração da rede. Ficou claro, ainda, que 1/5 do downtime das redes é causado por imprecisão de projeto e configuração.

Diante de uma realidade como esta, o SDN pode ser uma saída. A força do SDN está em transformar o hardware de rede em um ambiente programável, e programável por software. As configurações mais usadas de roteadores, switches e controladores de entrega de aplicações (ADC), por exemplo, estarão disponíveis no software SDN como uma linha de menu, um template que, acionado, automatiza todo o processo de implementação da nova tecnologia. A cada novo desafio de negócios e seu impacto sobre a rede, a camada SDN pode ser programada, com muita rapidez, para provisionar uma nova, testada e segura configuração de rede.

Repetibilidade X configuração manual das redes

Trata-se de aplicar um dos conceitos chave das indústrias manufatureiras – a repetibilidade – a uma área que, antes, vivia projeto por projeto, de forma artesanal e manual. Muitas redes foram criadas para serem rígidas, incapazes de passar por rápidas e fluidas configurações. Essa realidade faz com que, em alguns casos, a área de TIC fique há anos-luz do que acontece no mundo dos negócios, onde as mudanças são rápidas e, muitas vezes, mortais.

O ambiente SDN, ao contrário, é a natural continuidade da computação em nuvem e, acima de tudo, da virtualização, tendência que começou com servidores e hoje atinge todos os segmentos, inclusive os data centers. O SDN traz para a corporação a capacidade de ter uma área de TIC que responde com agilidade, segurança e controle aos novos desafios de negócios. Na verdade, o SDN marca o fim da era das redes rígidas e o início da era das redes projetadas e implementadas com leveza, ambientes aptos a responder com a máxima agilidade a todas as demandas do negócio e da tecnologia.

André Mello, country manager da F5 Networks Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.