Elevadores Atlas Schindler evolui serviço de suporte após automatizar processos de TI

0

A Atlas Schindler, fabricante de elevadores, escadas e esteiras rolantes, acaba de implementar o ISM – Intelligent Service Management, solução da Serviceaide para automatizar processos da área de TI, oferecendo fácil visualização dos indicadores, e que permite um acompanhamento próximo do desempenho da operação, algo primordial para a Atlas.

Antes, a Atlas utilizava uma aplicação global, mas que oferecia métricas de SLA indefinidas e relatórios manuais. "Os relatórios eram preparados à mão pela equipe de um fornecedor externo e eram muito trabalhosos. Sempre insistimos nessa pauta e migrar para uma ferramenta nova era a maior necessidade da área de Service Desk e TI", explica Vanessa Tavares de Mello, responsável pela gestão do Serviço da Atlas Schindler.

A empresa buscava uma experiência que atendesse melhor ao usuário final e fosse capaz de controlar o desempenho da operação de TI. Entendendo o desafio, Vanessa passou a buscar no mercado uma solução que atendesse suas necessidades e oferecesse uma relação entre custo e benefício competitiva.

Com intermédio da parceira Stefanini, o ISM – Intelligent Service Management, da Serviceaide, foi apresentado à Atlas Schindler sob a supervisão da analista, que acompanhou a operação desde o início. A solução ainda possibilita uma visão dos indicadores de SLAs que antes eram impossíveis de serem apurados. Além disso, como as informações são oficiais e parametrizadas, agora fica muito mais claro o desempenho da operação.

"Por enquanto, estamos utilizando o ISM somente para a gestão de incidentes de TI. Entretanto, outro departamento – a Logística – já nos consultou para uma possível configuração da ferramenta no apoio dos pedidos de peças por e-mail. É mais uma oportunidade de formalizar e automatizar processos em uma área diferente da TI, que também pode ser atendida de forma integral pela ferramenta", diz a analista.

No âmbito operacional, a Stefanini realiza o atendimento de primeiro e segundo nível do Service Desk da Atlas e o terceiro nível fica sob responsabilidade da área de TI da Altas Schindler. Somando o número de profissionais Stefanini e Atlas envolvidos, 66 analistas manipulam a ferramenta diariamente, atuando nos três níveis de atendimento.

"Assumimos a operação do Service Desk da Atlas Schindler em 2017 e, durante o primeiro mês, utilizamos a ferramenta do cliente. Percebemos que, após a migração para a Serviceaide, era necessário remodelar o processo de registro de chamados e alinhar a equipe às melhores práticas da metodologia ITIL. Além disso, com o ISM, passamos a receber relatórios diários automatizados do desempenho da operação, permitindo visualizar oportunidades de melhorias em pontos específicos", comenta o Coordenador de Field Services da Stefanini, David de Jesus Nunes Pereira.

Hoje, a ferramenta já atende aproximadamente 2700 funcionários, com dois canais de atendimento: telefone e e-mail. A analista, no entanto, ressalta que não houve apenas uma mudança de ferramenta, mas de toda cultura interna da companhia. "À medida que os colaboradores conhecerem esses dois canais e os utilizarem com maior frequência, será possível ter um atendimento dos tickets mais eficaz, automatizado e com menor custo para a nossa área de TI", afirma Vanessa.

Um ponto alto dos resultados fica por conta das aprovações imediatas criadas para algumas filas de atendimento, automatizando as tarefas e melhorando a eficiência do suporte. Além disso, a versão mobile do Intelligent Service Management, já é utilizada por cerca de 300 gestores para aprovações e abertura de chamados e a área de TI aposta que nos próximos meses, o uso se intensifique.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.