Saiba quais são as soluções essenciais para um ambiente multimídia

0

Métodos clássicos de realizar eventos e reuniões estão sendo substituídos por concepções dinâmicas e criativas propostas pelos ambientes multimídia, os quais consistem na relação homem/tecnologia e visam facilitar o processo de entendimento de tudo o que ali é apresentado. E para que estes ambientes cumpram sua função de proporcionar aos participantes um alto nível de comunicação, neles devem ser integradas tecnologias audiovisuais que evitem falhas de comunicação e enriqueçam as atividades.

Quando acreditamos que estamos atentos, só captamos 50% do que ouvimos, assim, apostar em um sistema de sonorização garantirá que os oradores passem informações com êxito, com ausência de ruídos e microfonia, aumentando o entendimento e a produtividade do evento. A integração de microfones nas bancadas também proporcionará maior interatividade entre os participantes à medida que cada um deles possui um instrumento para comunicar-se, e os microfones sem fio também são ótimas opções por permitirem que os palestrantes não tenham seus movimentos inibidos e que se expressem da maneira desejada.

Os equipamentos de comunicação visual também são de suma importância em um ambiente multimídia, dentre eles, podemos destacar os projetores e monitores. Utilizados para aguçar a visão, neles podem ser dispostos materiais de apoio, dados e informações, fazendo com que todos os envolvidos nas atividades tenham maior visibilidade do assunto em questão, promovendo maior entendimento para os participantes, e consequentemente, maior interação no ambiente.

Um grande empecilho para o êxito de determinados eventos é a distância, entretanto, integrar soluções de videoconferência ou telepresença no ambiente multimídia contribui para o fim desse problema. Estes sistemas possibilitam quebrar fronteiras com outras cidades e até mesmo outros países, através deles, é possível discutir assuntos corporativos, participar de palestras e treinamentos, tudo à distância. Além de economizar tempo evitando o deslocamento físico dos participantes e de reduzir custos devido ao corte de viagens e hospedagens, estimulam processos criativos, reúnem ideias e facilitam a tomada de decisões em grupos.

Todos os equipamentos tecnológicos podem ser integrados nas salas multimídia sem comprometer a estética do ambiente e de uma forma que facilite a manutenção dos mesmos. A técnica de automação dispensa a presença de um especialista para administrá-los, uma única pessoa pode controlar todas as ações, como abaixar e ligar projetores e telas e ativar o sistema de áudio, facilmente a partir de um dispositivo, como um tablet, por exemplo. Essas salas que são projetadas de acordo com o tipo de comunicação pretendida e com o grau de interação desejado entre os participantes, em um ambiente para sessões de telepresença, por exemplo, os monitores de LCD em alta definição, que exibem as imagens em tamanho real, e os móveis, como a bancada e as cadeiras, são dispostos de uma maneira que faz com que os participantes tenham a sensação de estarem no mesmo local, promovendo um realismo inédito.

Combinar vídeos, áudios, textos, imagens, gráficos e animações é uma possibilidade acarretada pelos ambientes multimídia que enriquece o processo de comunicação e o torna mais objetivo e eficaz, entretanto, ao pensar na criação de um ambiente audiovisual, deve-se considerar também a dimensão do projeto, quantas pessoas aquela sala ou auditório comportará, a acústica, assim, garantirá que os aparelhos da integração sejam escolhidos corretamente, evitando deficiências que podem comprometer o desenvolvimento das atividades.

Bruno Duarte da Costa, engenheiro de Telecomunicações, Técnico em Eletrônica Industrial e consultor da Seal Telecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.