Itaipu Binacional atualiza gestão energética do seu data center

0

A Itaipu Binacional é a maior produtora de energia limpa e renovável do planeta. Atualmente, fornece cerca de 17% da corrente consumida no Brasil e 76% no Paraguai, por meio de 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada. Com o desafio de reestruturar seu data center, em Foz do Iguaçu no Paraná, a usina hidrelétrica contratou a Schneider Electric, para atender essa necessidade.

Foram instalados dois novos UPSs modulares Symmetra PX (fonte de alimentação ininterrupta, flexível, escalável e redundante) da Schneider e também houve uma atualização do software de gerenciamento da infraestrutura do data center (DCIM), StruxureWare Data Center Expert. Assim foi possível aumentar a eficiência energética, o desempenho operacional, a confiabilidade e escalabilidade dos processos do data center da usina e ainda diminuir o índice de falhas.

"Temos uma rede que conecta aproximadamente 10 mil computadores, que não depende só dos equipamentos de comunicação, como switches e roteadores, mas também da disponibilidade e da qualidade da energia fornecida. Este fator é fundamental para o ambiente de TI e para garantirmos o indicador de disponibilidade de 99,99% do data center que conquistamos nos últimos anos", afirma o superintendente de Informática da Itaipu Binacional, José Washington de Medeiros.

Com a reestruturação do data center, a usina também passou a ter maior capacidade de proteção de dados – uma vez que a modularidade dos no-breaks da Schneider permite expansão de acordo com o aumento de demanda, sem que isso signifique mais investimentos em infraestrutura física ou interrupção de processos do data center. "Os equipamentos fornecidos atendem rapidamente a necessidade de expansão do cliente, possibilitando que a empresa aumente sua capacidade de consumo sem impacto na infraestrutura", ressalta Luciano Santos, vice-presidente da IT Division, da Schneider Electric.

A implementação do projeto levou cerca de 60 dias envolvendo diversas etapas, como remoção dos equipamentos antigos, instalação dos novos UPS, adequação da infraestrutura existente para a instalação dos equipamentos; substituição do sistema antigo de distribuição de energia por painéis modulares e remotos; atualização do sistema de gerenciamento centralizado DCIM, com a migração de todas as informações existentes para o novo  DCIM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.