Outsourcing de impressão aumenta a eficiência no e-commerce

0

Se tem um mercado que vai à contramão da onda de qualquer cenário pessimista, de fato é o do e-commerce. Com um crescimento de 12% em relação ao ano anterior e um faturamento na ordem de 59,9 bilhões de reais, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), ele desponta como um filão de sucesso a cada ano. Mas será que os varejistas e e-commerces estão preparados para gerenciar a operação considerando custo x benefício x eficiência? Afinal, quanto maior o volume de negócios e transações, mais complexa é a infraestrutura de TI, principalmente de impressão.

A impressão de DANFERS (notas fiscais emitidas eletronicamente), por exemplo, nos centros de distribuição das lojas de e-commerce é um fator crítico, já que a impressão precisa ser rápida para não interromper a esteira de produtos nem comprometer o processo de expedição de mercadorias para os clientes, afinal, quem compra pela internet, quer receber seu presente ou compra o mais breve possível.  Para empresas que contam com serviços de Outsourcing de Impressão, o SLA (Service Level Agreement) é um compromisso assumido por um prestador de serviços de TI perante um cliente e garante o funcionamento, a manutenção e a reposição de insumos sem interrupção no ciclo de produção do negócio. Vamos entender. Se acabar o tonner de uma impressora, sem Outsourcing de Impressão será necessário interromper a produção, deslocar um funcionário de TI, dar entrada e retirar o tonner no almoxarifado e efetuar a troca. Todo este processo em uma engrenagem muito grande pode interromper a entrega para o usuário em até quatro horas. Já com o Outsourcing de Impressão a tinta nunca acaba, pois, antes de o problema acontecer, já estão previstas manutenções preventivas que antecedem e resolvem qualquer ocorrência. O nível de tinta é controlado e a máquina nunca é interrompida durante a produção.

A gestão de suprimentos do parque de impressão e a manutenção preventiva eliminam falhas técnicas e eventuais paradas do processo. Porém, o principal ganho para as redes de varejo e e-commerce é o foco da TI no negócio e não em problemas com impressoras ou impressão. Aí está o alto ganho de custo x benefício.

Tamanho e medida certos

Para empresas que aderem ao Outsourcing de Impressão, um fato relevante é a escolha dos equipamentos para cada tipo de impressão. No caso dos DANFES, os equipamentos são de alta performance devido ao volume de impressão. Mas e o espaço físico? Então precisam ser compactas. E quanto às impressoras para a impressão de etiquetas? Como encaixá-las no cenário? Tudo é pensado para aumentar a eficiência e suportar altos volumes de impressão, manutenção e reposição de insumos, sem interrupção ou falhas no processo. Ah, e o principal é que você vai saber exatamente quanto custa cada impressão e vai eliminar definitivamente o desperdício.

Fábio Fustini, CEO da Mil Cópias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.