O crescimento do tráfego de dados e as oportunidades

0

Antigamente as empresas capturavam, processavam e distribuíam seus dados automaticamente apenas em bases proprietárias. A informação era manipulada através de fitas e disquetes – você se lembra? Mas, então, surgiram as redes de dados e os computadores passaram a ser adotados por grandes companhias.

O que temos hoje é uma realidade bem diferente. Encurtamos todas as distâncias e temas como mobilidade, cloud computing e mídias sociais fazem parte do nosso dia a dia. Não só nas empresas, mas principalmente fora delas. Segundo o IBGE, em 2014, 95,4 milhões de pessoas, ou 54,4% da população, com dez ou mais anos de idade acessaram a rede pelo menos uma vez em um período de três meses.

E o acesso, inclusive, deixou de ser somente por desktop. Agora podemos nos conectar em qualquer lugar a partir de dispositivos móveis. O Gartner diz que o tráfego de dados móveis pode atingir até 173 milhões de terabytes até 2018. Esse consumo cresce rapidamente e é impulsionado por novos conceitos como Internet of Things. Ainda de acordo com a consultoria, serão cerca de 26 milhões de dispositivos IoT em ação no mundo todo até 2020.

O e-commerce impulsiona esse tráfego – em 2015, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 41,3 bilhões segundo estudo realizado pela E-bit/Buscapé Company. Mas, alguns eventos sazonais também aceleram o consumo de dados. Na Copa do Mundo de 2014, por exemplo, apenas no jogo do Brasil e Alemanha foram enviadas 35,6 milhões de mensagens no Twitter, segundo dados da própria rede. Nas partidas das quartas de final, o SindiTelebrasil apontou que o público postou 11 mil fotos por minuto durante os jogos.

Teremos agora as Olimpíadas no Brasil e o aumento no tráfego de dados será igualmente inevitável. No caso do Mundial, não tivemos apagões de dados, mesmo com o tráfego acima do comum. Precisamos repetir esse sucesso, mas o cuidado com a infraestrutura de Tecnologia da Informação deve ser redobrado. O volume da troca de dados aumenta exponencialmente a cada ano e a infra do Mundial pode já não ser o bastante para suportar os Jogos Olímpicos.

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 espera, por exemplo, que 85% da audiência aconteça por meio de dispositivos móveis. Pela primeira vez na história do torneio, o público terá acesso a mapas das arenas em 3D e poderá navegar pelas instalações olímpicas com o Google Street View. Imagine o quanto de infraestrutura isso não exigirá?

Os Jogos serão um verdadeiro desafio para empresas de TI – ainda no paralelo com o Mundial de 2014, devemos pensar que são 17 dias para 306 provas, com simultaneidade de cerca de 30 eventos. No caso da Copa do Mundo, foram apenas 3 ou 4 partidas que aconteceram ao mesmo tempo. As redes precisam funcionar com total redundância e alta capacidade de tráfego de dados. Caso contrário, a experiência dos usuários será limitada e, até mesmo, frustrante.

O Rio de Janeiro, sede dos Jogos, é considerado a cidade mais inteligente e conectada do país de acordo com o ranking Connected Smart Cities. Já é um primeiro passo. Entre os investimentos realizados que levaram o Rio a receber a premiação em 2015 está o Centro de Operações Rio (COR), que integra 30 órgãos no monitoramento, antecipação e atendimento a ocorrências na cidade. Ou seja, a infraestrutura de TI da região já está preparada. Mas, e a sua empresa?

Os Jogos Olímpicos nos oferecem inúmeras oportunidades de negócios e, para agarrá-las, temos que nos estruturar. O Brasil é um país com bom mercado para o setor de TI, estamos em um ótimo momento nesta área – novas organizações, mais e mais pessoas conectadas, aumento no volume do tráfego de dados, eventos importantes para o mundo todo. Essa é a hora! Pense sobre isso e encontre o espaço da sua empresa neste mercado.

Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.