O futuro vai transformar o servidor no centro do seu sistema

0

Com a velocidade em que o mercado de TI corporativa avança, não é nenhuma novidade vermos tendências nascerem ao mesmo passo em que se tornam obsoletas para a indústria. Mas basta um olhar atento para identificar no futuro a consolidação do Data Center Definido por Software (ou Software Defined Data Center, SDDC, em inglês). Com um crescente número de novos adeptos e interessados, o conceito coloca o servidor no papel de protagonista dentro da cadeia de virtualização e acaba com o mito de que "qualquer hardware serve" e basta para não afetar as operações de um data center.

A ideia do SDDC está, em uma linha simples, um passo à frente da já estabelecida "Hiperconvergência". É a virtualização completa do datacenter, "encapsulando" todos os seus componentes, que serão processados dentro do servidor. Como benefícios, traz-se ainda mais agilidade e flexibilidade nas operações diárias, garantia de compatibilidade, integração completa e a possibilidade de investir menos em infraestrutura física – o que acarreta imediatamente em economia de espaço e energia, fundamentais para qualquer empresa, especialmente no desafiador cenário econômico atual.

Um estudo feito pela EMA mostra que, ao comprar equipamentos para um data center, preço e confiabilidade são prioritários para 58% dos tomadores de decisão e CIOs. Esse apontamento permite concluir que o investimento em um servidor robusto, resistente e seguro é o primeiro passo da jornada para o SDDC e essencial para tranquilizar os questionamentos mais importantes das companhias.

E o resultado disso? Com a resiliência de um servidor que garante a segurança do sistema, estima-se que a taxa de retorno chegue de 30% a 40% em cima dos investimentos.  Afinal de contas, se todo o datacenter está virtualizado e concentrado em servidores, é crucial que eles próprios reduzam ao máximo qualquer risco de downtimes e brechas de segurança.

É evidente que toda mudança e ruptura de padrões leva tempo para ser aceita e adotada em sua totalidade. Com o Data Center Definido por Software não é diferente. Mas já é possível fazer algumas previsões do futuro desse mercado, como storages definidos por software começando a dominar o mercado de armazenamento tradicional e o aumento da complexidade dos sistemas.

Esse panorama reflete uma oportunidade clara também para os provedores de serviços, além dos departamentos de TI empresarial, ampliarem seus portfólios, reforçando parcerias estratégicas a fim de estarem preparados para oferecer soluções completas para as mais diferentes clientes e empresas. Quem vencerá essa corrida serão os preparados para customizar seus serviços, sem perder a qualidade de suas ofertas para os clientes.

Daniel Goldener, gerente de Marca de Servidores, Storages e Networking da Lenovo Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.