Nex Group controla operação com software de colaboração em nuvem

0

Com objetivo o de multiplicar esforços no segmento de construção civil no Estado do Rio Grande do Sul, a Capa Engenharia, a DHZ Construções, a EGL Engenharia e a Lomando, Aita Engenharia decidiram formar a Nex Group. Somando 114 anos de experiências, as empresas do Grupo utilizavam diferentes sistemas de interação e controle de tramitação de documentos e um deles, considerado o mais aderente às práticas, foi eleito como ferramenta de uso comum.

Desde então, o Colaborativo, disponibilizado em nuvem pelo Construtivo, companhia especializada em soluções para a gestão de projetos de engenharia, passou a alicerçar o negócio da Nex Group e hoje a aderência da solução chega a todas as áreas, de projetos de engenharia ao comercial.

Para atender 100% do escopo de atuação da Nex Group, foram realizadas customizações no sistema, como é o caso da "Ficha de Dados", que gere a aquisição de novos negócios. A compra e aprovação de um novo produto, por exemplo, que antes era tratada via telefone e e-mail, passou a ser registrada neste campo. Com isso, todas as informações são inseridas no sistema pelas as áreas envolvidas, contribuindo, de fato, para a colaboração em relação à viabilidade do negócio. "Todos os documentos ficam armazenados no Colaborativo, desde o planejamento e alterações dos projetos, dados da obra, bem como os preços e custos", explica o gerente de planejamento da Nex Group, Roberto Sukster.

O software passou a reunir em um único ambiente virtual todos os documentos gerados durante as diferentes etapas entre o estudo de viabilidade de compra, formulação e alteração dos projetos de obras. "Se a área de projetos incorpora um novo recurso na obra, imediatamente a informação é disponibilizada no sistema e o preço final do empreendimento é alterado pela área comercial, estabelecendo, assim, uma troca segura de informações através de uma tecnologia desenhada especialmente para atender a este tipo de necessidade", pontua Sukster.

Outra parametrização realizada pelo Construtivo foi em relação ao acesso de informações conforme os níveis de usuários. Dividido em dois grupos, o primeiro nível, que tem acesso a todos os dados, faz parte do time de colaboradores diretos do Grupo. Já os terceirizados, que são os projetistas, têm acesso apenas ao escopo dos projetos. Esta preocupação ocorre para evitar que as informações fiquem disponíveis de forma errada, evitando gargalos que possam atrapalhar o andamento dos projetos.

Com a ferramenta, a Nex Group acredita que detém um diferencial competitivo de mercado, pois ela agrega rapidez e segurança para os processos da companhia, permitindo a troca de informações corretas e atualizadas, o que reflete diretamente em ganhos de eficiência na agilidade das obras e mitigação de erros.

Segundo Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo, o desenho da solução para atender às necessidades da Nex Group vai ao encontro dos objetivos da companhia. "Nosso foco é fornecer ao mercado uma ferramenta especialista no setor de engenharia e construção que permita às empresas uma colaboração eficaz para o atendimento de demandas críticas", finaliza o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.