ABB lança solução que conecta motores à Internet das Coisas

0

Mais uma solução do ABB Ability, portfólio de soluções digitais da empresa, o Smart Sensor, já está disponível para o mercado brasileiro. Capaz de transformar simples motores em máquinas inteligentes, o produto pode ser utilizado em motores de qualquer fabricante, antigos ou novos. Fácil de ser instalado e manuseado, o Smart Sensor possibilita a entrada das indústrias na era da Indústria 4.0.

A solução inteligente de monitoramento da ABB pode reduzir tempos de parada de motores de baixa tensão em até 70% e aumentar em até 30% a vida útil do ativo. Em resumo, o Smart Sensor possibilita a otimização de processos e um salto de produtividade, permitindo aos clientes aproveitar as vantagens e oportunidades trazidas pela digitalização, inclusive para pequenas e médias empresas.

Em todo o mundo, 84% das empresas possuem iniciativas de fábricas inteligentes ou planos futuros para implementar uma, segundo pesquisa do Instituto de Transformação Digital da Capgemini, divulgada recentemente. "Tendência global e que já começou a se tornar realidade no Brasil, a digitalização das indústrias se apresenta como um importante diferencial para as empresas manterem-se competitivas no cenário atual", diz Marcio Gennari, gerente de aplicação de motores e geradores da ABB Brasil.

"Dentro desta proposta de digitalização, a ABB desenvolveu o Smart Sensor, solução exclusiva para o mercado para monitoramento remoto e manutenção preditiva de motores"., completa Gennari. O produto monitora e informa via wirelles os parâmetros operacionais, tais como vibração, temperatura, sobrecarga, frequência e rotação, convertendo esse pacote de dados em parâmetros de saúde dos componentes do motor, como comportamento vibracional, condição de sobrecarga, problemas nos rolamentos, saúde do rotor, e até calcula o consumo de energia.

Os dados são analisados por um software, também desenvolvido pela companhia. O operador pode acessar todos os dados captados através do aplicativo de mesmo nome, Smart Sensor, através de um smartphone ou outro dispositivo móvel. As informações chegam de hora em hora e acessando diretamente o portal do produto, o operador tem acesso aos gráficos e informações necessárias para o planejamento de manutenção e gerenciamento remoto.

Com o prolongamento da vida útil do motor e redução em até 10% do consumo de energia dos motores, os clientes podem recuperar o investimento realizado na solução em menos de um ano. Além disso, reduzir paradas não programadas e até mesmo eliminá-las por completo. Outra vantagem é a garantia da segurança dos dados em rede. As informações captadas pelo Smart Sensor são transmitidas por meio de protocolos criptografados para um servidor seguro na web e armazenados na nuvem também de forma criptografada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.