Kinross virtualiza data center para aumentar disponibilidade

0

A Kinross Paracatu, mineradora de ouro localizada no noroeste de Minas Gerais, que faz parte do grupo Kinross Gold Corporation e é responsável por 22% da produção nacional, adotou soluções da VMware para virtualizar o seu data center e garantir a redundância de informações e a continuidade do seu negócio.

Até 2013, a empresa contava com apenas um data center. Para evitar quedas nos sistemas, o que geraria uma perda financeira, a Kinross decidiu construir outro site próprio na sua planta em Paracatu. Logo após a conclusão das obras, em 2015, a empresa expandiu o uso do vSphere para o novo data center, solução de virtualização já usada no primeiro DC, e implementou o componente Site Recovery Management (SRM) para disaster recovery.

Com o SRM, em caso de desastre a empresa consegue fazer, por meio de um único comando, a virada de um data center para o outro em pouco tempo e de forma automática. Sem a solução, a ativação e uso do ambiente paralelo poderiam levar mais tempo e seria mais arriscada.

"Antes, quando tínhamos apenas um data center, se houvesse qualquer problema tínhamos que começar tudo do zero. Hoje, com os sites em redundância e a solução de disaster recovery da VMware, os problemas são resolvidos de forma rápida. Além disso, com a orquestração automatizada minimizamos os erros e as falhas humanas", afirma Allisson Silva, especialista de TI da Kinross.

Por atuar no segmento de mineração, existem algumas áreas importantes da Kinross que não podem ficar indisponíveis. Uma delas é a mina, onde é feito a lavra – a retirada de material a ser processado. Se o sistema não funciona, o maquinário para – o que pode gerar perdas para empresa. Outra área que depende da disponibilidade de sistema é a de segurança patrimonial, principalmente nas áreas de mina, em que a vigilância é 24X7.

"Os sistemas de TI tornaram-se indispensáveis para suportar as operações de mina, planta e manutenção. Buscamos construir data centers redundantes para operacionalizar e automatizar um Disaster Recovery com RTO (tempo de recuperação do sistema) de duas horas e RPO (Recovery Point Objective) de cinco minutos para todos os nossos sistemas", informa Eduardo Magalhães, diretor de TI da Kinross na América do Sul.

Mais do que garantir a continuidade das operações da Kinross, as soluções da VMware geram relatórios frequentes sobre a disponibilidade dos data centers, apoiando a empresa no atendimento ao compliance. Com a solução da VMware, a empresa consegue identificar o que gerou um desastre no ambiente e agir com base no erro para que não ocorra novamente. A solução também pode gerar alertas de erro, antes que haja um desastre, para que a organização os corrija antes mesmo de um problema.

"Fortalecer a segurança dos dados e, ao mesmo tempo, manter a performance e a simplicidade de gerenciamento obtendo uma governança consistente e confiável. Esse foi o nosso foco e a realidade atingida", afirma Lucas Piau, gerente de Projetos de TI da Kinross.

Por isso, a empresa investiu na solução de SRM para complementar o vSphere – solução de virtualização de servidores da VMware – utilizada Kinross há cerca de oito anos. Com ela, a empresa possui 80 servidores rodando em apenas quatro máquinas. Antes, esses servidores estavam alocados em vários equipamentos diferentes, o que gerava um alto gasto de energia. Além da redução de custo, a solução trouxe mais escalabilidade e um tempo menor de resposta.

"O vSphere ajuda as empresas a obterem o que há de melhor em desempenho, disponibilidade e eficiência da infraestrutura e das aplicações. É a base ideal para ambientes em nuvem. Já a redundância é fundamental para garantir a continuidade das operações frente às adversidades", afirma Henrique Brito, Account Manager da VMware.

Além de construir um novo data center, a Kinross atualizou o site existente, que passou a contar com mais capacidade de armazenamento e velocidade de processamento, e reestruturou a sua rede para aprimorar a conectividade entre o antigo e o novo DC. O projeto envolveu soluções de storage, redes, virtualização de servidores e disaster recovery – as duas últimas da VMware. A integração e o desenho dos processos foram realizados pela Force One, que comercializa todas as soluções adotadas pela Kinross neste projeto.

Para Erik Fonseca, diretor comercial da Force One, integradora responsável por todo o projeto – direcionamento, plano de implementação, sustentação e testes -, as soluções contribuem muito para o aumento da disponibilidade e redução do tempo de recuperação dos desastres, estando alinhadas aos objetivos de negócios da mineradora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.