Como otimizar as comunicações das plataformas M2M

0

Machine to Machine (M2M) é resultado da evolução conjunta das Tecnologias da Informação, Computação e Comunicação, e na prática representa a interconexão entre máquinas e dispositivos capazes de capturar dados e informações, enviá-las para análise e processamento, e, geralmente receber um comando para tomada de algum tipo de ação. Por exemplo: Um sensor de temperatura indica um valor limite, transmite esta informação para uma central de controle, onde um software especializado analisa o valor medido, o histórico e outras informações relevantes, toma decisão e envia um comando para desligar o dispositivo monitorado.

Em diversas áreas tais como segurança patrimonial, gestão de frotas de veículos, medição de energia, água e gás, controle de tráfego urbano, controle ambiental, telemedicina, entre outras aplicações, o M2M vem sendo utilizado para resolver problemas pontuais ou melhorar a eficiência dos negócios.

Uma plataforma de serviços M2M é, em geral, representada por uma cadeia de valor que tem basicamente três elementos: dispositivos de medição, facilidades de comunicação e softwares aplicativos.

No que se diz respeito à plataforma de comunicação, é possível selecionar inúmeras tecnologias, como: linhas de comunicação dedicadas, radio frequência, satélite, celular, reconhecimento ótico, rádio broadcast e diversas outras técnicas.

É importante lembrar que aplicações M2M são, em sua maioria, utilizadas em negócios B2B, onde a eficiência em custos e operacional é essencial para viabilidade do negócio.

Desta forma, o modo de comunicação utilizando Sim Cards com tecnologia GPRS, via rede celular, mostra-se extremamente versátil para atendimento à maioria das aplicações M2M, com características que lhe garantem competitividade frente a demais soluções. Por exemplo:

Redução de custos de implementação e manutenção de aplicações M2M – outras soluções que requerem infraestrutura específica podem levar meses para serem adquiridas e implementadas, enquanto que a infraestrutura de telefonia celular já está amplamente disponível, requerendo normalmente apenas a configuração e ativação dos Sim Cards, o que pode ser feito em poucos dias e, conforme a situação, em algumas horas.

Redução do time to market para aplicações M2M – nenhuma nova configuração precisa ser feita do zero, o que garante flexibilidade para os negócios ao permitir o aumento ou redução da escala conforme as necessidades do negócio.

Eliminação de custos com ativos de TI para gerenciamento – soluções proprietárias, requerem infraestrutura para serviços complementares como monitoração e gerenciamento. Ao adotar a tecnologia celular, tais serviços podem ser fornecidos a partir de soluções em nuvem, não onerando a operação com ativos de TI, pessoal e custos operacionais.

Simplificação de processos operacionais – Serviços de valor adicionado disponíveis para tecnologia celular podem reduzir significativamente a complexidade de tarefas de back office tais como novas solicitações, ativação/desativação e cancelamento de serviços, controle de tráfego e de custos.

Segurança da informação – Utilizando a tecnologia celular é possível criar redes dedicadas e mecanismos de autenticação e processos específicos para garantia da segurança dos dados.

As indústrias que estão desenvolvendo projetos de plataformas M2M podem ainda utilizar a tecnologia celular para garantir a continuidade dos negócios, ao desenvolverem soluções de contingenciamento e continuidade operacional.

No Brasil, segundo dados da Anatel, existiam em março de 2014 cerca de 8,5 milhões de conexões M2M que utilizam a tecnologia celular, e a previsão é que nos próximos dois anos este número atinja 36 milhões de conexões conforme previsões do mercado.

Um fator importante para o desenvolvimento em ampla escala deste tipo de comunicação é o trabalho do governo no sentido de desonerar as comunicações M2M utilizando tecnologia celular, um passo fundamental é a publicação em maio de 2014 do decreto 8234/2014 que estabelece definições para caracterização dos Sim Cards utilizados em M2M, bem como redução de tarifas como a Taxa de Fiscalização de Instalação (TFI), cobrada na ativação do chip, Taxa de Funcionamento (TFF), cobrada anualmente para cada chip, e isenção do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações, Fistel, representando uma renúncia fiscal de cerca de R$ 110milhões para 2015.

Com este importante estímulo e com as características ímpares da tecnologia celular, espera-se que o mercado doméstico de M2M alavanque e estimule a economia, além de contribuir para a competitividade da indústria nacional.

Max Ciqueira, consultor da Lyra Network para estratégias de M2M

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.