Astrein e Albert Kahn Arquitetura criam soluções para atender plano diretor em hospitais

0

A Astrein, empresa especializada em soluções para inspeção de obras, gestão de ativos, facilities e centrais de cadastros e a Albert Kahn Arquitetura, empresa especializada em projetos de arquitetura e engenharia de alta complexidade, uniram experiências para atender a demanda de reformas proveniente de hospitais – ambientes de alta criticidade e que exigem estruturas de funcionamento adaptadas para as necessidades diárias de cuidados a pacientes. Por meio da plataforma móvel de inspeção de obras SnagR, da Astrein, a Kahn tem realizado processos de análises de reformas e ampliações prediais nas instituições de saúde com mais assertividade e agilidade.

Por se tratarem de ambientes complexos, os hospitais carecem de Levantamentos de Condições de Instalações (elétricas, hidráulicas, tubulações, etc.) em níveis altamente elevados, para suprir as necessidades de equipamentos, acomodações para pacientes, e até mesmo alas inteiras de determinada especialidade, como: tratamento de queimaduras, salas operatórias, UTIs, entre outras. "Entre os serviços oferecidos pela Kahn, está o Plano Diretor Integrado para Hospitais, que ajuda estas instituições a prever seu portfolio de projetos e obras para os próximos 10 anos. Neste contexto, a compreensão do estado geral dos edifícios e da infraestrutura predial é determinante para a seleção de uma área a receber uma reforma ou ampliação", afirma Arthur Brito, diretor executivo e arquiteto da Albert Kahn Arquitetura.

De acordo com Brito, os hospitais, como diversas grandes companhias com instalações prediais complexas, precisam planejar e aprovar orçamentos anuais de obras de reformas e ampliações. O SnagR possibilita a empresa de arquitetura qualificar quais áreas precisarão de reformas nos próximos anos e as alas que não precisarão de intervenção. "Com estes dados podemos, junto com a gestão do hospital, priorizar alas mais depreciadas para os próximos anos e segurar reformas de outras alas, com pequenas manutenções, para permitir a gestão de investimentos. Esta metodologia acaba com as surpresas e dificuldades orçamentárias", aponta o diretor.

Segundo ele, o SnagR ajuda a fazer uma radiografia geral do estado das organizações. "Utilizamos a ferramenta para construir uma compreensão total das condições de cada ala dos hospitais. Estes edifícios, em geral, apresentam uma grande variação no estado do acervo construído. Por exemplo, um bloco construído nos anos 50, com alas antigas e um andar reformado recentemente", explica o executivo. A solução provê também um banco de dados online, que fica disponível para os gestores do hospital, "o SnagR atendeu a demanda dos relatórios de Condições de Instalações, com o benefício adicional de oferecer ao hospital, nosso cliente, uma ferramenta para Gestão das Condições da Infraestrutura Predial e Supervisão das Obras de Reforma e Ampliação", completa.

Entre as funcionalidades do software, incluem: capacidade de tirar, enviar e receber imagens dos locais de obras, criar pontos de atenção para as equipes de vistoria e construção, especificar tipos de danos estruturais (defeitos na parede, fios soltos, um buraco no chão, etc.), preencher formulários técnicos, tudo via smartphones ou tablets. "Para nossas avaliações, utilizamos todas estas funções: a marcação dos pontos de atenção nas plantas e a possibilidade de adicionar as fotos ajudam muito na localização e ilustração das condições gerais de cada ala hospitalar. Além disto, a possibilidade de criação de campos com responsáveis, sistemas e outras atribuições, ajuda na gestão das tarefas e na supervisão da qualidade dos serviços", diz Brito.

Um projeto, aplicando a tecnologia da Astrein, já está em andamento no Plano Diretor 2014-2024 da Casa de Saúde São José (CSSJ), do Rio de Janeiro. A CSSJ tem diversos blocos e alas, com programas bastante variáveis, como uma grande capela, pronto socorro, diagnósticos, internações, UTI, centros cirúrgico, maternidade, residência das Irmãs etc. "Este hospital, parte da Associação Congregação de Santa Catarina se caracteriza pela qualidade assistencial e humanização, evidente no cuidado e esmero com que tratam suas instalações", observa o diretor executivo e arquiteto. Após a avaliação da Kahn, o hospital irá utilizar o SnargR para gerir as condições das instalações das alas e garantir que estejam sempre dentro dos padrões de qualidade da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.