Byod: como convencer o funcionário a emprestar seu dispositivo para a empresa

0

Fala-se muito sobre os benefícios de políticas de Bring Your Own Device (Byod) para a empresa: redução de custos, melhora da produtividade e satisfação do usuário. Mas, se olharmos pela ótica do funcionário, a proposta não parece muito vantajosa, na maioria das vezes: afinal, ele empresta seu dispositivo, algo totalmente pessoal e adquirido com o seu dinheiro, para uso da empresa.

A primeira coisa que o CIO deve ter em mente: para que o Byod se torne uma realidade, é importante que melhore a experiência do usuário. Projetos devem estar ligados à estratégia de negócio, e isso obviamente não deve ser deixado de lado, mas de nada adianta olhar o que a empresa quer e ignorar o que o funcionário, peça-chave para esses objetivos serem atingidos, deseja e demanda. Acima de tudo, é preciso responder a uma potencial questão do colaborador: "o que eu ganho com isso?" Se ele vai levar seu smartphone ou tablet para o ambiente corporativo, é importante que haja um ganho de produtividade. Quanto a isso, não há discussão.

Vale citar que o uso do aparelho no ambiente corporativo embute uma depreciação do valor do bem. Em alguns casos que vi fora do Brasil – por aqui, não conheci nada parecido – a companhia paga um valor de aluguel, o equivalente entre R$ 50 e R$ 100 por mês, pelo empréstimo. Um estímulo adicional.

Também deve ficar bem claro quem paga a conta: ela ficará toda a cargo da empresa, será dividida entre os dois ou o usuário deve pedir reembolso pelo que foi gasto com ligações? E quanto ao plano de dados? Tudo isso deve estar acordado e é importante que ninguém saia prejudicado (o combinado não sai caro). Já vemos, inclusive, fornecedores se preparando para atender a essa demanda, como é o caso de uma versão do Android customizada pela Samsung e apresentada no início deste ano, durante o Mobile World Congress: o sistema consegue identificar o que é acesso pessoal e o que é corporativo, seja em termos de consumo de dados ou de ligações telefônicas, e garante que a conta de cada um deles seja separada.

Pedir que o funcionário mude seu número para garantir o plano ou operadora de preferência da empresa dificilmente será uma alternativa justa. É preciso que a companhia tenha flexibilidade e evite impactos na rotina do usuário.

Quando falamos em Byod, é imprescindível haver uma ferramenta de gestão que dê conta da integridade dos dados e gestão remota dos aparelhos. Mas isso não pode abrir brechas para violação de privacidade do usuário: o aparelho é dele e as informações pessoais que ali estão devem ser mantidas em sigilo e totalmente apartadas do acesso dos administradores. A ferramenta de MDM (Mobile Device Management, ou gestão de dispositivos móveis), deve garantir a conteinerização e restringir o acesso da gestão somente às informações corporativas.

Por fim, vale o bom senso: o aparelho é do usuário e não é por que ele o abriu para a empresa que estará disponível fora do horário de trabalho. É preciso garantir que sua paz, tranquilidade e descanso não sejam violados, e que a atividade mais complexa que ele fizer com o aparelho aos fins de semana seja jogar Candy Crush.

Vinícius Boemeke, diretor de Marketing e Tecnologia da MDM Solutions.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.