Operador de contact center: profissão em extinção?

0

Recentemente, diversas pesquisas de mercado vêm demonstrando uma das principais tendências dos contact centers: o atendimento automatizado. Além de proporcionar redução de custo e aumento de produtividade, a tecnologia também sacia o desejo das novas gerações de conseguirem se comunicar por diferentes meios, o conhecido omnichannel.

Segundo levantamento do Instituto Gartner realizado em 2015, por exemplo, o número de interações exigindo o auxílio de um agente humano deve cair para 30% no próximo ano. Os dados nos levam a refletir: estaria a profissão de operador entrando em extinção? A resposta mais completa seria: não! É uma posição estratégica.

Já sabemos não existir a necessidade de deslocar uma pessoa para questões mais simples, como a confirmação de dados ou a verificação de saldo na conta. Primeiro, porque existem recursos como a URA, o TTS ou o Portal de Voz, totalmente aptos a dar conta do recado. Segundo, pois os jovens, grande maioria dos atendentes, não gostam de funções operacionais. Querem desafios!

Pense bem: quando um cliente liga furioso para sua empresa por conta de algum contratempo, com quem quer falar primeiro? Com o agente! Quando capacitado, pode reverter a situação e conseguir, até mesmo, arrancar um elogio do consumidor por resolver o problema com rapidez. E essa é uma motivação e tanto!

Por isso, repito: a atividade não será extinta, pois é estratégica no relacionamento, além de ser um verdadeiro "celeiro de talentos". Quem se destacar, certamente poderá ser direcionado para uma promoção interna e iniciará uma carreira de sucesso.

Valorize sua equipe! Em dias de muita competitividade, ela fará toda a diferença. Boa sorte!

Ariane Abreu, diretora Comercial da Total IP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.