Webmotors migra estrutura tecnológica para a nuvem

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No ano em que completa 20 anos, o Webmotors, pioneira de classificados online de veículos, ampliou sua infraestrutura de TI e redes de software com um projeto de ferramentas baseadas em nuvem da Microsoft, como o pacote Office 365 e o Dynamics CRM Online. Num processo que durou três meses, a implementação tem o objetivo de oferecer mais agilidade nos processos internos do Webmotors, o que é refletido diretamente no aprimoramento da experiência de uso do portal dos 18 milhões de visitantes únicos mensais, em média.

Criada por alguns dos pioneiros da internet brasileira, o Webmotors entrou no ar em 1995 e é hoje o maior portal brasileiro especializado no setor automotivo. Líder de um segmento que praticamente criou, é referência em classificados online de compra e venda de automóveis, motos e veículos utilitários, com um estoque com mais de 200 mil unidades anunciadas.

O mercado brasileiro de veículos, o quinto maior do mundo em 2014, tem se tornado cada dia mais competitivo, com consumidores cada vez mais exigentes. Para manter a sua liderança, o Webmotors investe constantemente em tecnologia de ponta focada na segurança dos dados e privacidade dos usuários e na otimização de toda a navegação.

Em janeiro deste ano, o portal estreou um novo motor de busca, que deixou as pesquisas de anúncios mais rápidas e objetivas e praticamente eliminou as buscas sem resultados dentro do portal. O próximo desafio era fazer o redesenho interno da infraestrutura tecnológica e rede de comunicação, para garantir agilidade de necessária para solucionar rapidamente qualquer contratempo.

A solução encontrada para a renovação interna foram as ferramentas de produtividade da Microsoft, como o Office 365, que foram implementadas pela Compusoftware e pela Level 3, como a ferramenta de colaboração Lync (Skype for Business), o novo comunicador interno da empresa, além da infraestrutura de rede, e pela Tridea by AlfaPeople, que implementou o Dynamics CRM Online.
Office 365: mesma ferramenta para todos

São 250 pessoas que usam agora o pacote Office 365 e todas as suas ferramentas, principalmente o Lync (Skype for Business) e o Outlook. A principal mudança no dia a dia operacional desses funcionários é a questão da mobilidade proporcionada pelo acesso remoto às suas ferramentas de trabalho. Por exemplo, agora podem fazer conferencias pelo celular e usar o Sharepoint e o Onedrive para trocar arquivos pesados, com toda a segurança proporcionada pela nuvem da Microsoft.

"A grande vantagem é que a área de TI não precisa mais diferenciar a oferta de ferramentas para os usuários, agora não importa se ele é da equipe comercial, que está sempre na rua, ou um funcionário que passa mais tempo no escritório. Ambos são igualmente atendidos pelas ferramentas, independentemente de onde estão", diz Marco Lonzetti, CIO do WebMotors.

Embora ainda usem o Lync como ferramenta de colaboração e teleconferência, o CIO diz que futuramente não descarta utilizar o Lync Server como um PABX, o sistema de telefonia propriamente dito.

Dynamics CRM Online: fluxos internos mapeados

A partir deste mês, uma importante mudança nos processos internos também será colocada em prática, com a entrada em operação do Dynamics CRM Online. Serão impactados diretamente 65 funcionários, que são os atendentes do call center e a equipe de operações. São realizados 15,1 mil atendimentos por mês, em média, sendo 9.000 por e-mail e 6.100 por telefone. Todos os fluxos de processos foram mapeados e desenhados dentro do Dynamics, como por exemplo: reembolsos, segunda via de um boleto, ou qualquer outra abertura de um chamado.

"Por conta da nossa nova infraestrutura interna, a informação circula muito mais rápido, às vezes é questão de minutos para que um chamado aberto no call center chegue nas mãos da pessoa certa da nossa equipe de tecnologia, pois já tenho todos os processos mapeados. Como toda a equipe interage dentro do Dynamics CRM, aumentamos a produtividade eliminando processos, como o envio de arquivos anexos por e-mail. Realmente conseguimos amarrar todas as pontas, a beleza do negócio é exatamente essa", explica Lonzetti.

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