Sebrae do Paraná adota ferramenta que otimiza processo de análise de dados

0

No Paraná, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) otimizou o seu processo de análise de informações com a adoção da ferramenta Business Discovery QlikView, da QlikTech, que é comercializada no mercado brasileiro pela Nórdica Software.

O Sebrae gerencia mais de 2 milhões de clientes cadastrados, tarefa que já estava se tornando um desafio, e precisava consolidar os dados financeiros e de projetos das suas cinco unidades regionais do Estado em um modelo único, para tornar possível a geração de relatórios analíticos bem fundamentados.

"Cada unidade possuía o seu próprio modelo de controle, sendo umas em planilhas de Excel, outras em Access e por aí vai. Com isso, cada unidade ou departamento analisava as informações de maneiras distintas e a partir de fontes não confiáveis", explica Adriano Almeida, responsável pelo Business Intelligence do Sebrae/PR.

Segundo ele, a ferramenta, que foi estruturada inicialmente para os relatórios gerenciais do Sebrae/PR, já abrange um nível analítico e até mesmo operacional.

"Além da gestão de planejamento e gestão orçamentária, o Qlikview se tornou fundamental no acompanhamento das realizações da empresa, sendo utilizado para a gestão de metas locais e nacionais, gestão de satisfação com produtos, gestão de programas, etc. Antes, nós não tínhamos um sistema para isso", explica.

Com o nível de detalhamento proporcionado pelo QlikView, o Sebrae/PR conseguiu também otimizar os cruzamentos de dados, viabilizando análises de informações específicas sob óticas diferentes.

 Outra preocupação do Sebrae/PR era garantir a legalidade dos atendimentos prestados, que devem atender a oito ou nove critérios que podem desqualificar a empresa tomadora do serviço, como CNPJ inválido, e bloquear o subsídio financeiro para a ação.

O Sebrae/PR também reformulou seu sistema de análise de qualidade dos serviços. Atualmente, existe uma central de ligações que entra em contato com o cliente e faz o questionário, que é tabulado pelo QlikView, permitindo o detalhamento dos resultados por nível de expertise de cada um dos mais de 100 consultores cadastrados, além da efetividade dos conteúdos, aproveitamento do participante, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.