Caesb de troca 400 mil hidrômetros no Distrito Federal com auxílio de BI

0

Como substituir 400 mil hidrômetros em um cenário em que a gestão dos serviços era realizada sem nenhum auxílio da tecnologia? A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb, implemento um projeto de integração de soluções apoiado por uma plataforma analítica da MicroStrategy. Como resultado, além de agilizar o processo de substituição dos medidores, ganhou em produtividade e controle do volume de água consumido.

As perdas ocasionadas pela submedição dos hidrômetros, que já haviam atingido sua vida útil, reduziram-se, o que, por sua vez, reflete positivamente tanto nos resultados financeiros da instituição como em benefícios para o meio ambiente, garantindo a continuidade da Caesb no patamar de menor índice de perda do país, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS.

A Caesb é responsável por diferentes atividades nos campos de saneamento e processos associados. A empresa atende 2,59 milhões de pessoas com serviços de abastecimento de água e 2,45 milhões com os serviços de coleta de esgoto sanitário, o que corresponde, respectivamente, a 98% e a 82% da população do Distrito Federal, tratando ainda 100% do esgoto coletado.

Com o intuito de promover melhorias em seus processos, a Assessoria de Tecnologia da Informação (PRT) da companhia de saneamento do Distrito Federal, direcionou investimentos na integração de diferentes tecnologias, como datawarehouse, aplicativos móveis e sistemas de informações geográficas. Para isso foram também realizadas melhorias nos processos internos, com o objetivo de aderência às melhores práticas de governança de TI.

Foi no contexto deste amplo projeto de atualização que a plataforma analítica MicroStrategy foi inserida, principalmente para atender o maior desafio, que era a substituição de 400 mil medidores de consumo espalhados por toda a região de atendimento da Caesb. Anteriormente, para que um hidrômetro fosse trocado, todos os formulários, inclusive o da solicitação do aparelho junto ao departamento de logística, eram em papel e os dados apenas eram inseridos no sistema após a conclusão do serviço, ocasionando morosidade e inviabilizando o cumprimento de metas.

Para viabilizar a orientação de troca de hidrômetros no prazo pretendido,  além de associar a iniciativa a um retorno mais eficiente e ágil para a Caesb, um grande volume de dados – cerca de 300 Gygabites de informações, com 43 parâmetros diferentes, tais como idade do hidrômetro, volume consumido, volume de perdas, entre outros – foi analisado. Também, com base na ferramenta analítica, foram criados painéis que permitem o acompanhamento diário das trocas e que ainda respondem a questões como a quantidade de hidrômetros trocados por dia/mês/ano, bem como rendimento das equipes em diversos cenários. A eficiência do projeto também é avaliada, considerando diversos parâmetros, por meio de relatórios que compilam as informações relacionadas ao pós-troca, armazenadas no datawarehouse.

Hoje, o resultado da análise de cada equipamento a ser substituído é repassado automaticamente ao sistema comercial da Caesb, que importa a tabela de priorização e cria as ordens de serviço. Estas guias, por sua vez, são encaminhadas para as equipes de execução em campo, por meio de um sistema móvel, que também emite um aviso a cada finalização de serviço. "Sem o BI da MicroStrategy não seria possível solucionar este desafio em função do tamanho da base de dados e da quantidade de parâmetros a serem considerados. A ferramenta facilitou a gestão trazendo transparência e eficácia para os processos internos e foi essencial em todas as fases do projeto", enfatiza Márcia Sabino Duarte, CIO da Caesb.

A contratação da ferramenta, assim como dos demais fornecedores que fizeram parte do projeto, ocorreu por meio de uma licitação pública. Dentro deste próprio projeto, a utilização da tecnologia MicroStrategy deverá ser ampliada. A ideia é implementar o MicroStrategy Mobile para que a alta direção possa acompanhar, de onde estiverem, a partir de dispositivos móveis, os resultados dos trabalhos que estão sendo executados pela equipe da Caesb. Outros projetos, como o de Inteligência Competitiva, o de Indicadores da Manutenção – que permitem avaliar o SLA dos serviços prestados, o de Fluxo de Caixa Financeiro, o de Planejamento x Orçamento x Execução, e o de avaliação dos dados comerciais, também estão sendo desenvolvidos com base na tecnologia analítica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.