Expresso Jundiaí atualiza infraestrutura de TI

0

O Expresso Jundiaí, que faz parte do Grupo Femsa e foi fundado em 1959, está entre as dez maiores empresas de transporte de carga fracionada do Brasil. Com mais de 40 unidades de negócios e bases operacionais e mais de 300 mil metros quadrados de área em pátios, terminais e armazéns, a companhia sentiu a necessidade de ter mais flexibilidade em seus sistemas de tecnologia para suportar o crescimento do negócio.

A grande sazonalidade das entregas e serviços é outro agravante que fez com que a companhia buscasse pela flexibilização dos seus sistemas – que ficam mais sobrecarregados em épocas de festas e durante o fechamento dos meses. "Constantemente recebemos novos projetos e precisamos de sistemas que atendam a essa demanda, muitas vezes imediata", afirma Ariovaldo Simielli Branco, gerente de Tecnologia da Informação do Expresso Jundiaí.

Já com servidores HP instalados, e utilizando a HP Network (HPN), em 2014 Branco adotou a solução de armazenamento 3PAR, da HP, o que permitiu à área de TI da companhia se livrar de servidores antigos. Cliente da HP desde a época em que a companhia atendia pelo nome de Edisa HP, o executivo conta que o histórico com uso de outras soluções da empresa pesaram na escolha pelo 3PAR, uma solução de armazenamento flexível e eficaz na racionalização de espaço em disco.

O HP 3PAR StoreServ fornece provisionamento rápido e automatizado, desduplicação acelerada por hardware e desempenho otimizado por flash com latência inferior a 1ms em uma arquitetura de armazenamento único. Além disso, a plataforma de combina recursos totalmente em flash e o suporte a carga de trabalho com vários protocolos com uma estrutura de gerenciamento convergente.

Quatro meses após a contratação da plataforma, o Expresso Jundiaí já tinha a solução rodando e pronta para ser utilizada. "Demoramos esse tempo porque existiu um processo de instalação, configuração e migração de toda a nossa informação para o 3PAR. Além disso, aproveitamos o storage antigo para ambientes menos críticos, assim também tivemos que fazer a migração desses dados", explica Branco.

Com o 3PAR implementado há cerca de seis meses o Expresso Jundiaí já conta com maior espaço para a criação de novos ambientes e uma melhor compressão dos dados, gerando um redimensionamento melhor. "O próximo passo do processo seria investir em novos servidores blade, porém percebemos durante a instalação que, na realidade, o próximo passo é continuar a investir em storage. A demanda por informação e a necessidade por novos ambientes fazem com que repensemos o projeto", finaliza o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.