Por que considerar a nuvem híbrida em 2017?

0

A nuvem híbrida deverá ser uma das maiores e mais valiosas oportunidades de tecnologia para as empresas em 2017 e nos anos seguintes. Para aproveitar essa oportunidade, as organizações precisam aplicar os mesmos princípios que utilizam para manter múltiplos data centers para o armazenamento de dados na nuvem – pelos quais uma única nuvem não será mais suficiente.

A tendência da nuvem híbrida foi confirmada por empresas líderes de pesquisa. O [1]Gartner, por exemplo, previu que a nuvem híbrida será a forma mais comum utilizada pelas organizações em 2020, e a empresa de pesquisas [2]451 Research afirmou que os gastos com armazenamento público irão dobrar nos próximos dois anos, conforme a demanda por armazenamento on-premise cai.

Principais empresas estão se tornando híbridas

Com a promessa da nuvem híbrida, as maiores empresas de tecnologia do mundo começarem a estabelecer grandes planos para um futuro híbrido. Por exemplo, a Hewlett Packard Enterprise (HPE) e a Microsoft recentemente criaram um centro de inovação em Seattle que irá acelerar a adoção de nuvem híbrida e ajudar os clientes a testar soluções híbridas.

A AWS e a VMware também fizeram uma parceria para uma oferta de nuvem híbrida, que, segundo a Amazon, vai possibilitar aos clientes usar o software de virtualização e gerenciamento da VMware para implantar e gerir cargas de trabalho por todos os ambientes on-premise e AWS Cloud.

Outro bom exemplo é a CERN, a organização europeia de pesquisa nuclear, que lançou um esquema de nuvem híbrida para suportar sua pesquisa de dados intensivos de alto desempenho. O projeto será alimentado por 7 mil servidores e 190 mil núcleos e está sendo parcialmente financiado pela Comissão Europeia.

Por que nuvem híbrida?

Com líderes de todas as indústrias abraçando cada vez mais o espaço público, híbrido e multinuvem, aqueles que ainda não fizeram isso, logo serão deixados para trás.

O modelo híbrido está ganhando popularidade, pois oferece não apenas os benefícios de flexibilidade e implantação de dados da nuvem pública, mas também provê a garantia de segurança da nuvem privada on-premise – efetivamente dando aos negócios o melhor dos dois mundos. Isso significa que as organizações podem armazenar seus dados mais importantes e sensíveis na nuvem privada, enquanto armazenam outros recursos em redes públicas.

Mas antes de mergulhar de cabeça na nuvem híbrida, as empresas precisam considerar as razões para fazer isso. É vital mapear as implicações dessa estratégia, os tipos de carga de trabalho para as quais será usada, e os efeitos de negócio antes de embarcar na jornada híbrida.

O movimento em direção à nuvem híbrida torna a integridade de dados e serviços uma prioridade enorme para as empresas. Portanto, será importante ter a mistura certa de ofertas como um serviço e on-premise, para garantir que os dados estejam sempre disponíveis e sincronizados por múltiplas plataformas.

Garanta a disponibilidade de dados

A demanda crescente pela nuvem está sendo alimentada por negócios que querem abraçar o processo de transformação digital. A empresa moderna precisa ser fundada em tecnologias-chave fornecidas pela virtualização, por sistemas modernos de armazenamento e por tecnologias da nuvem para ser totalmente transformativa. Isso coloca uma tensão na disponibilidade de dados e informações, já que envolve a atualização de sistemas legados e o investimento de tempo e dinheiro.

O crescimento de dados já é alto, mas irá alcançar níveis exponenciais que colocarão ainda mais pressão nos sistemas legados de TI. Portanto, é crítico que a disponibilidade seja colocada na frente de qualquer estratégia de transformação digital ou de nuvem híbrida. Isso vai garantir que, quando as aplicações e cargas de trabalho estejam sendo movidas por várias infraestruturas, haja um plano de backup e recuperação de desastres para garantir que uma parada no sistema não seja um problema.

Hora de colocar o modelo híbrido em ação

Enquanto há muito para se falar da oportunidade híbrida, ainda não há muitas empresas aproveitando os benefícios de flexibilidade e custo baixo da nuvem pública. Ainda permanece uma suposição de que os dados devem ser mantidos on-premise, devido a problemas percebidos de segurança. No entanto, conforme as atitudes mudam, as empresas precisam olhar além do simples teste de aplicação no ambiente de nuvem pública.

A nuvem híbrida precisa ser usada de uma forma que beneficie a organização individual e suas cargas de trabalho. Ela é, por exemplo, benéfica para uma universidade, já que a instituição pode mover algumas cargas de trabalho para a nuvem pública em períodos particularmente movimentados durante o ano, tais como dias de liberação de notas ou quando há um vasto fluxo de dados que sua configuração on-premise pode não ser capaz de lidar.

Não é mais aceitável que paradas no sistema afetem qualquer serviço e, enquanto os próximos anos irão trazer muitas incertezas, é garantido que a importância da disponibilidade de dados – em qualquer lugar, a qualquer hora – só aumente. As empresas precisam ter uma estratégia clara de nuvem antes de investirem totalmente na infraestrutura de nuvem. No centro desse plano, está garantir que dados e informações estejam disponíveis o tempo todo.

Rodrigo Aliaga, gerente de Canais para o Brasil na Veeam Software.

[1] Gartner Inc. Market Insight: Cloud Computing's Drive to Digital Business Creates Opportunities for Providers; Junho de 2016.

[2] 451 Research. Voice of the Enterprise: Storage; Janeiro de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.