Você está pronto para dirigir o carro do futuro?

0

Igual a tudo que possui uma bateria, os carros também estão se tornando conectados. E a cada nova onda tecnológica, serviços veiculares com conexão à internet estão se tornando cada vez mais sofisticados e procurados. Tanto é que especialistas preveem que o valor de serviços de conexão irá crescer anualmente 28% entre 2017 e 2030 nos Estados Unidos, União Europeia e China. O carro do futuro será inteligente o suficiente para identificar e se adaptar a qualquer motorista usando uma chave única e exclusiva: a nossa biometria.

Por gerações, a inovação no setor automotivo era focada em melhorar a performance, a segurança e o conforto do veículo. Hoje, a conectividade e a digitalização estão redesenhando o jeito com que a indústria define inovação. Para começar, os veículos não serão mais apenas o meio para ir do ponto A ao ponto B. No futuro, carros terão conectividade veicular de alto nível, criando uma experiência digitalizada e personalizada do usuário, estimulando o consumo de novas formas de mídias e serviços.

Uma experiência personalizada em qualquer veículo

Pense na última vez em que você alugou um carro ou utilizou algum aplicativo de transporte – ao entrar no veículo você teve que ajustar o banco, sintonizar o rádio na sua estação favorita, mexer no ar-condicionado e digitar o endereço no GPS. Isso é muita coisa para fazer, principalmente se você está alugando o carro por um curto período de tempo.

Os consumidores exigentes de hoje não querem tecnologia só para personalizar a experiência deles, eles esperam que essa personalização os acompanhe aonde quer que eles estejam replicando o mesmo tipo de experiência, não importando se o veículo é alugado, próprio ou compartilhado. Mas, afinal, como isso é possível?

A biometria é a solução que possibilita transportar perfeitamente a vida e os hábitos digitais do motorista para todo e qualquer veículo conectado – abrir a porta (literalmente) para acessar o veículo, ligar o motor, personalização, segurança e monitoramento de humor, ou até efetuar pagamentos.

Alimentado por um perfil digital

Os princípios fundamentais na criação de perfil digital confiável do motorista (registro e verificação de documentos e biometria) já foram testados em outras indústrias, como nos setores bancário e de telecomunicações. No cenário automobilístico, esse mesmo tipo de perfil biométrico dá aos usuários acesso a serviços veiculares personalizados. Baseado no perfil do motorista, o carro vai automaticamente ajustar a temperatura, mover o assento para se adaptar às características físicas e preferências pessoais e carregar informações personalizadas como playlists musicais e configurações de navegação no sistema de informação e entretenimento.

Avanços em soluções tecnológicas de autenticação biométrica embutida não só melhoram a experiência do usuário como asseguram o mais alto nível de proteção. Por exemplo, veículos com entrada biométrica garantem que só o motorista ou passageiros aprovados possam entrar no carro, impossibilitando que um estranho saia com o carro.

Construindo fidelidade à marca

Aplicações e serviços adicionais ajudam as empresas a construir fidelidade à marca – um fator importante quando considerarmos que carros não são mais comprados apenas uma vez. Veja por exemplo os serviços de pagamento feitos no carro – incluindo combustível, ferramentas e até comida e bebida de drive-thru. Uma vez que o motorista criar um perfil digital com a empresa automobilística de sua escolha, eles serão incentivados a continuar a adquirir produtos e serviços da mesma marca, como compras, aluguéis, licenças e compartilhamentos, para garantir que o seu perfil digital se mantenha no próximo veículo que eventualmente adquirir.

Tendo em vista o crescimento da indústria do compartilhamento e o fato de automóveis estarem se tornando tão permutáveis quanto um sapato, por exemplo, não é nem um pouco estranho pensar que possivelmente seja a tecnologia – digital, personalizada, segura e prática –que possibilitará que o tradicional amor do homem pela máquina se mantenha vivo pelos próximos anos.

Gianni Uglietti, Vice-Presidente de Marketing e Estratégia da unidade de Automóveis Conectados da IDEMIA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.