Transforme seu Back Office em um centro de gestão mais eficiente

0

Você sabia que o uso adequado de ferramentas de Back Office pode reduzir custos com pessoal na ordem de 10%? Que isso pode significar uma economia de US$ 4,5M por ano em uma operação com 1000 funcionários? Se você se surpreendeu com esses dados, prepare-se para conhecer as diversas vantagens e também os desafios para transformar o seu Back Office em um centro de gestão mais eficiente.

O primeiro desafio é a visibilidade dos processos. Muitas organizações não conseguem enxergá-los de maneira clara, nem possuem ferramentas que ajudem a melhorar a produtividade e a qualidade. O resultado disso é a ineficiência operacional e consequente aumento de custos. Outro ponto importante é a satisfação do cliente, impactada pelo tempo de atendimento e qualidade da tarefa realizada. E, finalmente, outro desafio é a garantia de Compliance. As tarefas precisam ser executadas de forma ágil e correta para evitar retrabalho e perdas.

É nesse cenário de desafios que a tecnologia entra como uma importante aliada. Hoje já é possível otimizar os tempos de processamento, melhorando simultaneamente a experiência do cliente, o cumprimento das metas e a satisfação dos colaboradores. Abaixo listamos alguns benefícios que as empresas podem obter usando a tecnologia a favor do seu Back Office, e por consequência, estendê-los aos seus clientes.

Um dos primeiros benefícios que os departamentos de Back Office podem ter com o uso de soluções tecnológicas é a maior visibilidade dos processos. Com mais clareza, os colaboradores conseguem encontrar e corrigir falhas rapidamente, agilizando o atendimento e aumentando sua produtividade.

Outro ponto importante é poder guiar, automatizar e cumprir a conformidade através de fluxos de trabalho que podem ser configurados, garantindo que as etapas do processo não sejam negligenciadas e que sejam realizadas na sequência correta.

Gerenciar a força de trabalho e o desempenho também é extremamente importante para promover a produtividade, o engajamento dos colaboradores e a capacidade de planejamento de staff. Com um bom planejamento, a redução de despesas com horas extras é significativa e as escalas de trabalho deixam de ser feitas de forma reativa para serem previstas e otimizadas. Uma grande seguradora americana conseguiu reduzir em 20% seu custo com mão de obra após implementar uma suíte focada em Back Office.

Essa mesma tecnologia pode se transformar numa grande aliada para que as empresas garantam o cumprimento de todos os acordos de nível do serviço, aumentando a qualidade percebida pelo cliente e atingindo os objetivos que toda companhia deseja e precisa: ampliar a satisfação e a fidelização, enquanto controla os custos operacionais.

E para obter todo esse leque de benefícios não é necessário adquirir diversas soluções. Hoje, já existem no mercado suítes que oferecem essas e muitas outras vantagens para as companhias transformarem seus Back Offices em centros de gestão mais eficientes. No Brasil, uma das empresas líderes em relacionamento com o cliente melhorou a eficiência de seu Back Office em 30%, o que assegura um impacto positivo para a corporação e para seus clientes.

Fica a dica para aqueles que querem transformar de forma efetiva os Back Offices em operações modernas e eficazes. A tecnologia é capaz de dar visibilidade completa ao desempenho do seu Back Office, identificar os pontos mais sensíveis, definir ações, aumentar a eficiência e a produtividade, gerando benefícios significativos para os negócios. É isso que as empresas precisam e que os clientes, cada vez mais exigentes e conectados a múltiplos canais, exigem do mercado.

Ingrid Imanishi, consultora de Soluções Avançadas da NICE Systems.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.