Quanto mais simples melhor

0

Essa frase resume o anseio de todos, fazer as coisas de maneira simples e que ela traga como resultado: a redução de custos, a minimização dos riscos e que proporcione economia de tempo e se possível aumente a produtividade.
Tira-la do âmbito dos desejos e transforma-la em realidade é um desafio que a grande maioria das pessoas não estão dispostas a fazer, não por não acreditam na sua efetividade, mas na verdade por morrerem de medo de perder o emprego.

Em todas as áreas implantar projetos que visam simplificar o trabalho é visto como o primeiro passo para eliminar empregos, desde uma simples automação predial, que tem o objetivo de aumentar a segurança e reduzir fraudes, até os complexos sistemas de homologação e deploy de sistemas para a produção, não são bem vindos pela maioria dos colaboradores que insistem em realizar essas atividades de maneira manual.

Presar pela continuidade do negócio, pelo rastreamento dos processos, e por poder punir os responsáveis caso algo aconteça errado, são os principais argumentos usados para se manter um exército de pessoas validando e revalidando tudo que acontece em cada área das corporações, sua efetividade é questionável pois raramente o excesso de burocracia é sinônimo de segurança ou rastreabilidade.

A necessidade do simples está ganhando cada vez mais adeptos, principalmente quando sua implantação é sinônimo de redução de despesa e/ou aumento de receita, os executivos perceberam que a automação e a simplificação dos processos deixam a empresa mais leve e competitiva, e como todos sabem quanto mais rápido a empresa agir no seu posicionamento para o mercado maior suas chances de conquista-lo.

O desafio agora é quebrar o paradigma dos colaboradores e gestores que ainda insistem em se posicionar contra o simples, e creem que criar dificuldade para vender facilidade ainda é a melhor maneira de garantir seu emprego, mudar a cultura é a parte mais difícil na redefinição estratégica da empresa.

O primeiro passo para a mudança vem sempre de cima, os principais executivos devem dar e exercitar o exemplo, menos burocracia na aprovação, simplificação dos processos, criação de uma estrutura hierárquica mais autônoma e implantação de ferramentas e pessoas com foco no simples devem ser o norte.

O mundo e os mercados estão a cada dia mais competitivos, manter estruturas pesadas com processos antigos e engessados, há muito deixou de ser referência de qualidade ou produtividade, quem vem insistindo nesse modelo está ficando pelo caminho, quem continuar a insistir em pouco tempo certamente deixará de existir.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.