Exportação com dólar alto é remédio para a crise?

0

Toda vez que o dólar está alto no Brasil é comum chover notícias sobre como vale a pena exportar mais, afinal de contas, para o cliente que está no exterior, nosso produto custa menos, e por isso é mais competitivo.

Essa visão é apoiada pelo Governo Brasileiro porque basicamente traz mais dinheiro para o País e pode ajudar a aquecer a economia interna que está bastante deteriorada por causa da crise atual, a qual o mercado nacional enfrenta uma das suas maiores dificuldades das últimas décadas. Uma prova disso é o constante rebaixamento no grau de investimento do Brasil pelas agências de classificação de risco, como a Moody's.

Falar dessa interpretação de maneira descomplicada faz parecer óbvio que exportar nessa época é um ótimo remédio para ajudar a economia e as empresas a se recuperarem. Mas será que é só esse remédio? É simples como a explicação para leigos acima?

Nem sempre, porque apesar do Governo fomentar novas políticas como o Recof (Regime de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado), Sped ou novos controles de Drawback, não é simples tornar esses benefícios uma realidade nas empresas. Sem contar a instabilidade política que é refletida nas regras, como por exemplo, o caso do Reintegra (Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras), que muda o tempo todo.

O fato é que exportadores que mantiveram suas operações, contatos e clientes ativos no exterior, têm um maior poder de resposta para redirecionar seus esforços do mercado nacional para o internacional, equilibrando suas contas. Mas aqueles que nos últimos anos deram total preferência para o mercado nacional, não têm essa mesma velocidade para responder, e ninguém volta a exportar da noite para o dia. Não é exatamente simples retomar a cultura e o mercado de uma exportadora.

Mas como todo olhar empreendedor, o importante é entender que quem pode fazer essa manobra nesse momento, deve fazer, e aumentar o foco no mercado externo e em suas exportações para sair da crise com resultados positivos, financeiramente falando, mas também preparado para aproveitar as oportunidades que virão depois.

Como as exportações não representam a maior fatia do nosso PIB, mesmo com o estímulo por causa do câmbio favorável, exportar não deve ser o único remédio para salvar toda a pátria.

Isso tudo gera uma percepção de que só a alta do dólar não vai ajudar o nosso País a sair da crise, e que para o Brasil sair dessa só exportando é algo um pouco remoto, até porque a onda cambial varia de acordo com fatores de todos os cantos do mundo, e achar que só o dólar alto vai salvar nossa economia, pode ser uma aposta perigosa porque o universo cambial é bastante volúvel e instável.

Enfim, se dividirmos os exportadores entre os que mantiveram suas operações no exterior e os que preferiram focar mais no mercado nacional, a conclusão final é que para esse remédio chamado exportação funcionar, será necessária a ajuda de especialistas externos ao contexto de negócios de cada empresa, seja no formato de consultoria, tecnologia ou as duas juntas, convergidas.

Alexandre Gera, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.