A corrida do Cloud

0

Ninguém mais tem dúvida que Cloud Computing é o futuro da computação. Entretanto, o caminho para nuvem não é simples e parece um caminho sem volta.

Até pouco tempo atrás, o mantra das grandes empresas era "mobile first", em que os desenvolvedores, equipe de produtos e negócios tinham que adaptar seu business para o mundo mobile. Esse movimento começou logo após o lançamento do iPhone, há 10 anos, quando os demais fabricantes tiveram que correr atrás para não perder o mercado para Apple. O Google deu um grande empurrão com o lançamento do Android. Quase na mesma época, a Amazon começou a se aventurar no mundo de cloud, com o lançamento da AWS. Alguns anos mais tarde, o novo mantra mudou para "cloud first" e até mesmo "cloud only".

No Google I/O deste ano, Sundar Pichai (CEO) anunciou que a empresa estava mudando o foco de mobile first para AI First (Artificial Intelligence First). Muito mais do que o cloud pode oferecer em termos de infraestrutura e facilidade no desenvolvimento e gestão de software, o cloud permite usar um grande poder computacional, deixando acessível o uso de aprendizado automático, chamado de machine learning (ML), e o uso de inteligência artificial (AI).

No início de agosto, no evento Microsoft Inspire, Satya Nadella (CEO) falou bastante sobre Intelligent Cloud e Intelligent Edge na transformação digital – um mercado de US$4,5 trilhões de dólares usando muito Cloud, tecnologia cognitiva, inteligência artificial e machine learning.

Todas estas mudanças estão definindo o futuro da computação e terá impacto nos novos produtos e modelos de negócio.

Por trás de tudo isso, está o velho (não tão velho assim) cloud computing. Ele dá sustentação e permite esse salto tecnológico que estamos vivenciando.

No processo de transformação digital, normalmente as empresas vão para cloud em 3 ondas: começam a usar cloud público para aplicações e sistemas periféricos e sem grande importância ou sem dependência do core da empresa. A segunda onda acontece quando as empresas, já com um pouco mais de conhecimento de cloud, começam a fazer sistemas mais crítico e complexos na nuvem. A terceira e última etapa, acontece quando a empresa decide migrar todo legado para nuvem, abrindo mão da forma tradicional de desenvolvimento e operações.

A primeira grande dúvida das empresas é a utilização do cloud público ou cloud privado e, como consequência, surgiu o cloud hibrido. Basicamente, a cloud privada é uma infraestrutura exclusiva da empresa, em seu próprio datacenter, para facilitar e agilizar os processos internos. Assim, funciona sem todas as paranoias de uma cloud pública, em que a infraestrutura física é gerenciada por terceiros e compartilhada com outras empresas. E ainda: a cloud privada pode ser a forma menos cara de nuvem para quem já tem datacenter, máquinas amortizadas ou já fez investimento em CAPEX.

Particularmente, acredito que o futuro será cloud público e a separação entre o público e o privado se dará por camadas de segurança e restrições. Mas, ainda vai levar muito tempo para isso acontecer de fato, por questões de compliance e de cultura organizacional.

Roosevelt Nascimento, gerente geral de produtos digitais do UOL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.