Sefaz MT reduz tempo de atendimento do contribuinte em 56%

0

 

O processo de transformação digital que está sendo implantando no estado de Mato Grosso já está produzindo resultados práticos para os cidadãos. Um deles diz respeito à redução do tempo de atendimento dos mais de 60 mil cadastrados na Secretaria da Fazenda (Sefaz). Hoje ele é, em média, 56% mais rápido. A queda foi de 9 para 4 minutos no tempo total para uma pessoa ser atendida. Antes, ao receber um contribuinte, o atendente da secretaria dispunha de imensa variedade de sistemas, de difícil visualização e disposição.

Eram 324 módulos de mais de 800 serviços prestados pela Sefaz, que só eram visualizados em telas separadas e que demandavam muito tempo para realizar qualquer tipo de procedimento. Atualmente, a unificação e a integração de sistemas permitem que o servidor use apenas uma única tela para ter acesso a todos os serviços.

Outra mudança significativa sentida pelo cidadão mato-grossense veio com a implantação do Portal do Cidadão "Sefaz Para Você". Com ele, os três milhões de usuários da Sefaz, usando apenas o CPF, podem ter uma visão completa dos seus débitos e obrigações junto à Fazenda Estadual. No portal é possível, ainda, emitir extratos e guias de IPVA e consultar documentos públicos, entre vários outros serviços. Com login e senha, e com apenas um clique, os cidadãos tem à sua disposição serviços com autenticação por certificação digital. Entre outras vantagens do portal está o fato de que ele trabalha com a padronização de atendimento, com geração de histórico das demandas e controle sobre relatórios.

Além da unificação de acessos pelos canais digitais, a transformação digital do estado deve evoluir para o uso de robôs tanto em chamadas pelo call center como pelos serviços via internet. A próxima etapa, ainda para 2019, é usar um chatbot, que está sendo alimentado em regime de aprendizado de máquina, para atender às demandas repetitivas.

A modernização e digitalização do Estado faz parte de um pacote amplo financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. O programa Profisco financia projetos de melhoria da administração, das receitas e da gestão fiscal, financeira e patrimonial dos estados. O trabalho vem sendo feito em Mato Grosso pela empresa brasiliense Central IT, gestora de relacionamento com clientes, que utiliza a solução CITSmart, uma das mais avançadas ferramentas para a inclusão digital dos cidadãos. Para o secretário adjunto da Sefaz-MT, Kleber Santos, as mudanças tecnológicas estão atendendo os objetivos e devem se expandir para todo o Governo. Ele disse que já solicitou da Central IT a integração de novos processos, envolvendo outras duas secretarias e criando um acesso 360º de todos os serviços por meio do autoatendimento Portal do Cidadão.

"A ideia é colocar a ferramenta em nível de todo o governo, onde o cidadão possa ter uma visão geral de todo o relacionamento com o estado. Nesse segundo momento, que queremos ativar até o fim do ano, vamos usar o robô da ferramenta. E no ano que vem queremos estar com a integração de diferentes sistemas", explica Santos, também diretor-presidente da empresa mato-grossense de tecnologia da informação – MTI. O contrato da Central IT com o Governo de Mato Grosso visa auxiliar o estado na sua transformação digital, tornando-o referência no quesito inovação e integração de fluxos de trabalho de forma automatizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.